Ponto Morto acompanha a viagem de automóvel de um casal que parte de férias. No caminho encontram uma mulher morta num acidente de carro e a viagem toma um outro rumo.
Secção: Competição Nacional
As indústrias do vale do Rio Ave, que nasce na Serra da Cabreira e desagua em Vila do Conde, foram durante muito tempo uma marca de desenvolvimento da região. Nas margens do rio cresceram cidades em torno de fábricas, construíram-se estradas e auto-estradas, transformaram-se pequenas aldeias em meios urbanos aparentemente prósperos. A nova geografia do Ave é contada neste documentário de Tiago Hespanha e Frederico Lobo em histórias ao longo do rio, onde o passado é lembrado, o presente vivido e o futuro talvez já não seja aquele que a industrialização prometia.
A partir de fotografias tiradas por Russell Lee ao abrigo de um programa federal de ajuda a agricultores afectados pela Grande Depressão que recolhia retratos de migrantes zonas rurais, Sílvia das Fadas constrói esta Square Dance, Los Angeles County, California, 2013 que recupera, de acordo com as emoções que as fotografias lhe suscitam, a vida e as relações destas pessoas.
Neste documentário, Cláudia Alves vai até à India, na companhia de uma amiga brasileira e outra indiana, para procurar vestígios de um passado colonial. Na viagem cruza-se com várias personagens e através delas vai percebendo o alcance da presença portuguesa na Índia e a história comum aos dois países. Mas em cada encontro surge um novo conto, um mito, tantas formas de dar a conhecer uma ideia e um país. São essas histórias fantásticas, estes Tales on Blindness, que nos contam em diferentes fragmentos e ao longo da viagem a Índia que a realizadora descobriu.
Uma jovem mãe procura conciliar a adolescência com a memória viva do primeiro amor e do seu final não muito feliz. O bebé acompanha-a no carrinho quando vai ao café com as amigas ou tratar da manicure, enquanto troca confidências em frente à câmara. Com um tom documental, esta ficção transporta-nos para o seu universo infantil e cheio de esperança. (Ágata Pinho)
Em 1993, Paulo Seabra comprou, barato, todo o espólio do foto Estúdio Paris, à Estrela, Lisboa: dezenas de caixotes de cartão, com centenas de caixas com milhares de negativos. Nesta primeira e exclusiva versão para o Festival Indie, o filme documenta a abertura e descoberta de muitos desses negativos.
2008. Qingtian, Zhejiang, República Popular da China. Uma pequena cidade rural de imigração para a Europa. Jin Wang Ping é um rapaz a quem chegou a vez de abandonar a sua cidade. Confrontado com esta perspectiva, e com este processo de emigração, procurará os conselhos de terceiros.
Um jovem português e a irmã adoptada, uma angolana, partem para a Operação de Libertação do Iraque. A mãe percebe que eles mantêm uma relação amorosa secreta. Fica a saber-se que o pai retira proveito de investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas. No campo de batalha, eles têm que tomar uma decisão moral.
Todos os anos milhões de turistas visitam Portugal para descobrir o país, o seu povo e cultura. Muitos têm contacto com guias turísticos, que transmitem a história e a identidade nacional, ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada.
Um homem e uma mulher num quarto, …os sons que chegam do exterior, …os gestos, …as palavras, …as coisas que partilham, …os estados de espírito da mulher e do homem, …são os contornos nómadas da natureza da sua relação.
Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas que o tempo, os elementos, a natureza e a própria acção humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios.
Uma mulher chega a um velho silo e acaba por se envolver numa relação obsessiva com um espantalho.
Andam aos pares de porta em porta e entram nas casas de quem os quer ouvir. Os Elderes e as Sisters, jovens missionários do movimento Mórmon, saem do seu país, estudam outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Aspiram ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos.
O infortúnio de uma velha senhora obcecada com pássaros e com o filho, que pensa que pode voar.
Consegues guardar um segredo?… Este domingo vai ser diferente. Não vamos meter-nos no carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.
Uma miúda, uma mulher, e uma velha senhora estão em movimento constante. Vivem as suas simples viagens, que culminam juntas num único e revelador final.
“Muitos Dias Tem o Mês” é um documentário contemporâneo da sociedade portuguesa: a vida a crédito dos portugueses. Num olhar sobre os mecanismos de aquisição de crédito, percebemos as motivações dos seus protagonistas. O recurso ao crédito vulgarizou-se e o consumo democratizou-se. As dívidas acumulam-se, tudo na sociedade tem um preço. Num país que parece estar à venda, qual é o preço das nossas necessidades?
A vida humana situa-se na agitação da poeira / Manhã após manhã, as flores murcham e caem / Ano após ano, os homens mudam e passam / A
estrada da montanha fria não tem fim / algures perdido o caminho, a forma interroga a sombra: a partir de quê?