Ana e Ricardo acabaram de mudar para uma casa nova num condomínio privado. Ana relaxa, Ricardo arruma os livros nas estantes, Sofia, a emprega, faz limpezas. Lá fora, os vizinhos jogam golfe.
Secção: Competição Nacional
Depois de olhar para a infância em “Na Escola”, estreado em 2013, Jorge Cramez passa, em “O Rebocador”, para um território que lembra o film noir de Raoul Walsh: “They Drive By Night” e as confissões solitárias de quem nela vive.)
No mais recente filme de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, O Novo Testamento De Jesus Cristo Segundo João, Luís Miguel Cintra dá voz a um texto que testemunha e materializa a experiência de Cristo. Filmado no exterior, no Mundo, até ao pôr-do-sol, é através do domínio da palavra, da espessura da voz, da respiração e do corpo do actor que, num espaço amplo e ao ar livre, somos convidados a sentir através dele essa experiência espiritual, para lá das nossas convicções religiosas.
A Caça Revoluções é uma animação experimental que explora a relação entre duas gerações, dois tempos e duas lutas diferentes; é a Revolução de Abril a inspirar as gerações que apenas a conhecem através de relatos dos que a viveram e das fotografias de que nos apropriamos para a tornar nossa.
As Rosas Brancas é um conto sobre a memória, o luto e a alteração dos papéis na família; na sequência da morte da mãe, os irmãos e o pai juntam-se em torno de uma campa na neve e tentam superar o vazio que a mãe deixou.
Em Retrato, a memória de uma família é recuperada num diálogo entre os vários retratos pendurados nas paredes de uma casa vazia.
Em gavetas, caixas e estantes, etiquetadas e organizadas num espaço sujo e poeirento, guardam-se objectos, uma Coisa de Alguém; este departamento de perdidos e achados de Lisboa tem uma rotina diária que o filme acompanha, ao mesmo tempo que reflecte sobre as ideias de propriedade, de perda e de encontro.
As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras recupera num movimento contínuo e ritmado que sugere o rodar da luz de um farol a memória colonial em postais trocados, nos anos 60 e 70, entre a Ilha da Madeira e Moçambique.
No Faial, Açores, Varadouro percorre as piscinas naturais da região num documentário que de um momento para o outro ganha uma dimensão mitológica.
O Coro dos Amantes é composto por três canções que, a duas vozes, contam o mesmo acontecimento asfixiante sob duas perspectivas diferentes.
De origem popular, o cante alentejano sobrevive graças aos grupos que o cultivam no Alentejo e na periferia de Lisboa, os quais recapitulam em ensaio o repertório conhecido de memória, quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas. No Alentejo, dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar cantos sobre o tempo presente. Nascido nas tabernas e nos campos, cantado por camponeses e por mineiros, o cante alentejano deixou os campos e atravessou as fronteiras da sua região. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia industrial de Lisboa e em diversos países de emigração, acentuando o cante como traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam. Este filme é uma viagem pelo Portugal contemporâneo, através de um modo musical único e dos seus intérpretes.
Antero é um homem que acabou de sair da prisão onde passou os últimos anos e regressa à sua aldeia movido por um desejo de vingança que o ajude a recuperar a sua dignidade.
No Reino de Portugal, em 1859, Boa Noite Cinderela recupera o conto da Gata Borralheira numa versão mais carnal, mais materialista, menos romântica, onde é imprecisa a fronteira que separa o desejo de ter e de ser a dona do sapato.
Daddies entrevista dez homens gay que enquanto se despem falam da sua identidade daddy (um termo utilizado para designar homens mais velhos), das suas relações, do poliamor, do seu pénis e dos desejos sexuais; é o regresso de António da Silva ao IndieLisboa, depois de no ano passado ter vencido a competição nacional com Gingers.
Ennui Ennui é um filme em três línguas, que mistura drones, o presidente dos Estados Unidos, a troca de noivas tribal e o voluntariado ocidental numa paródia de Gabriel Abrantes sobre o conflito militar no Afeganistão.
A partir de material em 16mm, Implausible Things constrói sete quadros que com diferentes propostas convidam o espectador a abandonar as noções de razão e causalidade.
Jewels leva-nos para um universo misterioso e sombrio de insectos em diapausa, ao mesmo tempo que uma narração hipnótica nos introduz na doutrina do magnetismo animal.
Le petit prince au pays qui défile desenha um retrato íntimo do patinador artístico Stéphane Lambiel, duas vezes campeão do mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Turim; a proximidade com a realizadora faz com que vejamos de perto o rapaz e ao longe a celebridade.