Numa aldeia no nordeste de Portugal ocorre um drama inexplicável. Num jardim cheio de víboras é encontrada morta uma senhora idosa. A sua filha Lurdes desapareceu sem deixar rasto. Os rumores sobre o que se poderá ter passado e o destino da casa começam a espalhar-se rapidamente.
Secção: Competição Nacional
Cabeça D’Asno, entre o diário filmado e o ensaio sobre a natureza das imagens, é uma experiência sensorial em diferentes suportes cinematográficos.
A ascese formal de Ascensão, reduzida a três magníficos planos sequência, combina com a transfiguração mortificada da sua narrativa: o cinema como matéria de milagres.
Duchamp formou o jogo de palavras A Guest + A Host = A Ghost, Jorge Jácome (Plutão, IndieLisboa 2013) continua a associação livre em equações visuais até chegar à solução.
Depois de Rhoma Acans (IndieLisboa 2013), Leonor Teles regressa com Balada de um Batráquio em que, num gesto tão pessoal quanto activista, desfaz um dos preconceitos sobre a comunidade cigana.
“Iec Long”, nova curta de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, continua o percurso dos autores por Macau, usando o cinema para resgatar a sua memória perante um presente diferente.
Em “Othon”, Guillaume Pazat e Martim Ramos entram pelo antigo hotel Othon Palace, em São Paulo, para filmar a entrada de famílias de ocupantes de uma sociedade (aqui em micro-cosmos) à espera de acontecer.
Em “The Last Analog Tree”, Jorge Pelicano joga com a perspectiva daquele que filma e de quem é filmado no plano da natureza – campo de trabalho do realizador.
O físico Eugene Wigner serve de inspiração para a experiência de “This Particular Nowhere”, ensaio sobre o caminho da existência para a escuridão.
“Um dia Caboqueiros” traz-nos aqueles que edificam os edifícios e os pousos eternos das nossas vidas, memórias de silêncio que ecoam em minas profundas.
A primeira longa metragem de Márcio Laranjeira não é apenas o retrato de “uma rapariga da sua idade”: é o retrato de uma geração inteira, à sua volta, que vive perdida entre as suas origens e os seus desejos adultos numa nova cidade, enquanto que as suas relações pessoais e familiares se vêem afectadas por um país condicionado por uma crise económica, política, e de ideias. “Uma Rapariga da sua Idade” é também, por isso, um filme inspirado na realidade da juventude portuguesa, nos dias de hoje, e que vive, aqui, pelas histórias de um grupo de pessoas repartido entre Lisboa, Viana do Castelo, e Nova Iorque. Retratos de uma geração, ainda sem futuro, à espera que a vida e os seus sonhos possam acontecer no presente e num futuro já não tão longínquo.
Em “Cinza e Brasas”, Manuel Mozos entra pelo campo da literatura, com Isabel Ruth como Dulce Maria Cardoso, para filmar uma casa de escrita e memórias.
“Para lá do Marão”: uma população em extinção e uma terra, longe da vista, ameaçada pelo seu próprio desaparecimento.
“Campo à Beira Mar” traça o fluxo humano entre o campo e o mar pelos traços da animação e da comédia.
André Santos e Marco Leão devolvem-nos a esfera onde se tem formado a maturidade de um jovem olhar: o da intimidade e o seu silêncio enquanto territórios cinematográficos.
Tiago Rosa Rosso cria um jogo de absurdo, no último dia de praia, a partir das referências da infância e do humor nos códigos de comunicação da amizade masculina.
“Gipsofila” é o espaço pessoal de uma avó visto pela câmara da sua neta (a realizadora Margarida Leitão): um ensaio sobre a sua memória através das palavras hesitantes de duas pessoas que se amam, que se filmam, e que partilham o mesmo sangue. Mas mais do que um olhar sobre o espaço solitário de uma casa, “Gipsofilia” é também o espaço exterior a ela: a solidão de uma realizadora que, das ruas exteriores onde a vida se vislumbra ao longe, encontra, em escuros corredores, um lugar para criar o seu cinema e filmar uma herança que talvez se julgava perdida: as histórias que deram origem à sua família e que alimentam, hoje, o seu olhar e o seu desejo de futuro.
A “Lei da Gravidade” encena uma ficção beckettiana, onde o absurdo toma conta de duas personagens à espera que o seu filme aconteça.