Quem era J e porque o mataram? Uma cena de crime pode ser encenada e um tribunal é um palco: o teatro da justiça é exposto por José Filipe Costa (Linha Vermelha, IndieLisboa 2011), em O Caso J.
Secção: Competição Nacional
Hugo Pedro (A Minha Idade, IndieLisboa 2014) faz de O Turno da Noite uma elegante comédia sobre o desejo de luxo, num hotel onde convivem os ricos (Fanny Ardant) e os remediados (Filipa Matta).
“Eu sinto que todos os comboios vão dar a Auschwitz, Dachau e Treblinka”. Uma viagem pela memória que funde passado com presente. Esta é a proposta do mais recente filme de Sérgio Tréfaut, um habitué do IndieLisboa desde que no seu primeiro ano, em 2004, Lisboetas arrebatou o prémio de Melhor Filme Português. Percorrendo os caminhos férreos que ligam hoje Polónia, Rússia e Ucrânia, Tréfaut encontra pistas de um passado que resiste ao slogan do pós-guerra: “Nunca mais”. Não, “Tudo está a acontecer outra vez”. Os comboios ainda vão dar a…
Viktoria é uma campeã de corrida em cadeira de rodas que se descobre de novo a andar: um filme de uma rara solidez narrativa sobre aquilo que escondemos dos outros e de nós.
Nos anos 1970 um grupo sueco visitou regiões já livres do colonialismo português, Transmission from the Liberated Zones recupera as suas imagens e testemunhos e num exercício performativo situa-as no presente.
Baseado num conto de As Mil e uma Noites, The Hunchback acompanha um programa de reintegração emocional simulando outras épocas e outros géneros cinematográficos.
Num prédio em ruínas juntam-se uns rapazes, mas a amizade é o elo mais fraco quando se fica Sem Armas.
Um hotel recheado de memórias de infância é onde se encontram as protagonistas de Rochas e Minerais, num Verão de banhos de sol e silêncios.
Paul explora engenhosamente as fronteiras entre criação e objecto. Uma legendadora de filmes sente-se afectada pela obra que tem em mãos, história ambientada num paul e em que as personagens vagueiam incessantemente. À medida que a história do filme dentro do filme avança, aumenta a dúvida sobre quem está verdadeiramente a criá-lo. Esta é a primeira longa metragem de ficção de Marcelo Felix, cineasta português que se estreou na realização com o premiado A Arca do Éden.
Em O Sul as memórias de uma viagem à América do Sul recompõem-se em cartas, fotografias e vídeos como que janelas para um passado.
Pedro Filipe Marques é um dos mais experientes e talentosos montadores do cinema nacional, tendo colaborado com Pedro Costa em Colossal Youth e na recente trilogia As Mil e uma Noites de Miguel Gomes. O Lugar que Ocupas é a sua primeira longa metragem depois do sucesso que obteve com A Nossa Forma de Vida, magnífico retrato screwball da dinâmica relacional dos avós do cineasta que lhe valeu vários prémios. Esta é uma reflexão em registo ensaístico sobre espelhos, representação, teatro e a vida que os infiltra.
Leopoldina de Hasburgo viaja para encontrar D. Pedro IV (I do Brasil), mas um paraíso no meio do Atlântico aguarda-a em O Desvio de Metternich.
Durante o Estado Novo uma “rapariga ideal” começa a suspeitar dos atrasos do marido: Simão Cayatte faz de Menina um elegante exercício de reconstituição e mise en scène.
Um homem tem um acidente de carro num bosque o que o leva a uma casa sombria: Macabre constrói-se como um delicioso compêndio de situações do cinema gótico.
Takashi Sugimoto, director de fotografia, estreia-se na realização com Live Tropical Fish feito de longos planos fixos num preto e branco brilhante.
Um rapaz vive, às escondidas da noite, num centro comercial abandonado, uma rapariga vem visitá-lo, a desolação preenche os espaços vazios, em Heroísmo.
José Barahona, há já alguns anos a viver no Brasil, trabalha sobretudo na fronteira entre a ficção e o documentário. Este seu último filme adapta o livro homónimo do escritor brasileiro Luiz Ruffato sobre a emigração do país irmão para Lisboa. Se Ruffato ouviu histórias reais e delas construiu as suas personagens, o realizador procurou pessoas com experiências semelhantes às narradas no livro e colocou-as no seu filme. Entre eles, está Sérgio, de Minas Gerais, que, na eminência de ser pai, vê-se obrigado a partir rumo a Lisboa, com uma vida melhor em mente.
Chatear-me-ia Morrer Tão Joveeeeem… mostra-nos as trincheiras da primeira grande guerra a partir da lama, dos gases tóxicos, do sangue e das águas estagnadas, uma viagem ao horror.