From Vincent´s House in the Borinage

José Fernandes (Para Lá do Marão, IndieLisboa 2015) propõe um olhar sobre a paisagem e as ruínas tintado por uma carta de Van Gogh, em From Vincent’s House in the Borinage.

Nyo Vweta Nafta

Entre Maputo e Inhambane, várias histórias cruzam-se, em Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa (Quatro Horas Descalço e Antero, IndieLisboa 2013 e 2014): procura-se uma vida diferente e uma mulher desaparecida.

Num Globo de Neve

Num Globo de Neve é uma carta em película, endereçada à avó de André Gil Mata (Arca d’Água, Casa e O Coveiro, IndieLisboa 2009, 2011 e 2013), a partir de uma Sarajevo gelada.

Ubi Sunt

Com Ubi Sunt, Salomé Lamas cria uma obra híbrida, que cartografa a cidade do Porto, incluindo performances de Christoph Both-Asmus, a interpretação de Ana Moreira, caretos e francesinhas.

Circo

Circo, de André Ruivo (Campo à Beira Mar, IndieLisboa 2015), prossegue o trabalho do realizador: uma animação de cores garridas, composta em sketches irónicos e surpreendentes.

Antão, o Invisível

A dupla luso-suíça Sérgio da Costa e Maya Kosa apresenta, em Antão, o Invisível, uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga, pela mão de uma técnica do serviço de educação que acompanha pessoas cegas: a pintura revela-se, pouco a pouco.

Dia 32

O cinema de André Valentim Almeida prossegue o registo itinerante e íntimo do filme diário e do documentário na sua vertente mais ensaística. Depois de From New York with Love, exibido no IndieLisboa 2012, o realizador regressa à Competição Nacional com Dia 32, um road movie pessoal sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas. Confrontado com a possibilidade de um fim, o realizador decide criar uma arca de imagens, dirigida a uma futura espécie inteligente que sobrevenha à nossa, e dá início a uma exploração de lugares, imagens e ideias.

Semente Exterminadora

Em Semente Exterminadora, viajamos até ao Brasil do futuro e, entre derrames tóxicos de petróleo, plantas transgénicas e andróides, o egoísmo da humanidade permanece intacto.

Coração Negro

A montanha vulcânica e as festividades da Ilha do Pico são o pano de fundo para Coração Negro. Um casal, que nunca é nomeado, acabou de comprar uma casa na ilha. A construção ainda está a meio. Eles já não se vêem há bastante tempo, mas nem por isso a chegada da mulher faz despertar a paixão. Entre eles, há apenas medo e desconforto. À medida que o edifício se acaba, também a relação caminha para o fim. Rosa Coutinho Cabral (Arrivederci Macau, IndieLisboa 2013) faz um filme que se despede tenuemente da vida, entre silêncios e sentimentos que se esfumam.

Um Campo de Aviação

Joana Pimenta (melhor curta portuguesa no IndieLisboa 2014) regressa com Um Campo de Aviação, uma exploração subterrânea da interacção entre os ciclos da humanidade e a persistência da natureza.

Tudo o Que Imagino

Leonor Noivo (melhor curta portuguesa, no IndieLisboa 2007, por Excursão) centra-se nas atribulações – amorosas – de André: um retrato doce e sentido de um bairro suburbano.

O Homem de Trás-os-Montes

Inspirando-se no famoso Guia de Portugal, O Homem de Trás-os-Montes retrata um realizador (Miguel Nunes) à procura de um documentário, num território tão genuíno quanto encantado.

Limoeiro

Em Limoeiro, um quarto está embebido de memórias e uma voz sussurrada constrói uma atmosfera tão sinistra quanto alegórica: texturas e cores compõem uma história de amor filial.

Luz Obscura

Susana de Sousa Dias prossegue o seu trabalho de revisitação dos arquivos do Estado Novo. Luz Obscura regressa às fotografias tiradas pela PIDE aos presos políticos, dando especial atenção àquelas onde surgem menores (incluindo bebés de colo). Ouvimos testemunhos de familiares de comunistas assassinados, explicando como se viram arrastados para processos de humilhação – crianças tratadas como prisioneiros, sendo que muitas delas nunca mais viram os pais. Um filme que restitui as genealogias amputadas pela ditadura, a mesma que se dizia defensora suprema da família.

Miragem Meus Putos

Diogo Baldaia (Fúria, IndieLisboa 2014) tece, poeticamente, três histórias de juventude: o encantamento infantil, a aspiração adolescente e o desejo de evasão dos jovens adultos.

Encontro Silencioso

A primeira longa metragem de Miguel Clara Vasconcelos, depois de uma longa carreira de curtas e médias metragens, retrata o universo das praxes académicas. Cinco estudantes organizam um ritual místico e, num contexto de grande esforço físico e mental, Rafaela entra num mundo alucinatório, revisitando uma lenda medieval portuguesa. Encontro Silencioso é um filme que procura, na mitologia tradicional, uma leitura para a contemporaneidade, tentando compreender a nossa herança histórica e o nosso presente político.

Cidade Pequena

Diogo Costa Amarante (As Rosas Brancas, IndieLisboa 2014) venceu o Urso de Ouro, em Berlim, com Cidade Pequena, uma experiência sensorial sobre um menino que descobre o que é morrer.

Na Cinza Fica Calor

Os habitantes de Chã das Caldeiras, junto ao Pico do Fogo, em Cabo Verde, perderam tudo na erupção de 2014. Na Cinza Fica Calor acompanha a reconstrução, diante de um vulcão que é pai e carrasco.