Mouton

Mouton é um rapaz emancipado de uma mãe problemática por ordem judicial. Na sequência inicial vemos, através de uma janela, o rapaz às voltas num pátio, enquanto numa sala tentam explicar à mãe que vai deixar de ser responsável por ele passando a ter apenas direito a visitá-lo. Nesse momento ficamos também a saber que se dependesse de Mouton estas visitas nunca teriam lugar. Assim começa a emancipação de um jovem que vemos de seguida como aprendiz de cozinha no restaurante de uma pequena vila costeira da Normandia. É lá que ele conhece a amizade e o amor. Mas até as vidas sem nada de especial têm o seu encanto, e é o que se percebe das vidas em torno de Mouton, filmadas num estilo quase documental e poético que privilegia a plenitude dos momentos e a generosidade das personagens. Para esta estreia enquanto realizadores, Marianne Pistone e Gilles Deroo, passaram uma longa temporada entre os habitantes de Courseulles-sur-Mer, onde a acção decorre, e foi por lá que se cruzaram de forma casual com os actores do filme. A familiaridade entre todos potencia a empatia criada com os espectadores, sobretudo no caso de Mouton, cujo sorriso sugere uma timidez irreprimível que o torna, como ao filme, inesquecível.

The Disquiet

O Líbano é um país situado em várias falhas geológicas que estiveram na origem de violentos terramotos; em The Disquiet reflecte-se sobre a situação sísmica do país, ao mesmo tempo que se antecipam aspectos mais profundos de uma iminente catástrofe.

Lição de Esqui

Em Lição de Esqui a amizade entre dois jovens é posta à prova quando, inspirados no acidente de um colega, resolvem simular uma luta para que um deles se magoe, o outro seja demitido e os dois possam usar o dinheiro do seguro para ir aprender a esquiar no longínquo e estranho Canadá, onde vive a tia de um deles.

Que je tombe tout le temps?

Que je tombe tout le temps? acontece num mundo subterrâneo, real e figurativo, em que um jovem embarca numa longa viagem digestiva em busca de uma semente exótica.

The Man Who Mistook His Wife For a Hat

The Man Who Mistook His Wife For a Hat é uma animação que com um traço muito simples adapta o conto homónimo de Oliver Sacks sobre uma estranha desordem neurológica.

Los Guardines

Los Guardines recupera a memória de uma aldeia em ruínas através da nomeação dos membros de cada casa, de cada família, lembrados por um dos seus antigos habitantes, que ao recuperar as genealogias do lugar lhe devolve toda a sua vitalidade.

La lampe au beurre de yak

La lamp au beurre de yak desenrola-se no Tibete, onde um jovem fotógrafo itinerante convida as populações nómadas locais a deixar-se fotografar à frente de cenários icónicos da China moderna.

Les jours d'avant

Les jours d’avant conta as histórias de Djaber e Yaminas, dois jovens vizinhos de um bairro social nos arredores de Argel, em meados dos anos 90, durante um período conturbado da história recente do país; numa cultura que não encoraja a proximidade entre rapazes e raparigas, os dois conhecem-se apenas de vista e cada um tem as suas fantasias sobre a vida do outro.

Théodore Casson

Théodore Casson é a personagem central deste filme; fotógrafo e sonhador, sofre sob a orientação de Doctor Spielvogel uma transformação bizarra relatada nas cartas que escreve à mulher e nas especulações do seu médico.

As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras

As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras recupera num movimento contínuo e ritmado que sugere o rodar da luz de um farol a memória colonial em postais trocados, nos anos 60 e 70, entre a Ilha da Madeira e Moçambique.

Through the Hawthorn

Through the hawthorn é um tríptico animado que explora a difícil comunicação durante uma sessão que junta um psiquiatra, um paciente esquizofrénico e a sua mãe: três personagens, três perpectivas diferentes sobre o momento e três realizadoras, cada uma com o seu terço do quadro.

Un roi sans divertissement

Un roi sans divertissement é uma animação inspirada na obra do escritor francês Jean Giono, que tenta recriar a atmosfera do romance homónimo, onde na brancura da paisagem se procura a escuridão da mente humana.

Working to Beat the Devil

Através da narração dos escritos de Charles Darwin, Working to Beat the Devil apresenta-nos o cientista Guy Shewring, que com uma memória afectada pelos seus muitos anos de existência tenta descobrir os segredos da criação da vida, construindo para isso um mundo imaginário onde a ciência se torna ficção.

Yearbook

Em Yearbook um homem é contratado para compilar a história da humanidade conseguindo com isso um lugar noutro planeta antes da explosão definitiva da terra; confrontado com um limite de memória no computador, terá de decidir quais os eventos que entrarão para a posteridade.

Une vie radieuse

Une vie radieuse é uma ficção passada em 1952, quando a Cidade Radiante de Marselha recebe os seus primeiros habitantes, atraídos pelos ideais de Le Corbusier; neste filme, um casal tenta adaptar-se ao local e ao espaço enquanto os seus corpos questionam o radicalismo espacial desta construção.

Mille soleils

Mille Soleils documenta a viagem da realizadora francesa Mati Diop ao Senegal onde se cruzam, com humor e melancolia, numa homenagem ao filme de culto Touki Bouki (1973), realizado pelo seu tio, Djibril Diop Mambety, a história da sua família, a do cinema e a do Senegal.

Pouco Mais de Um Mês

Pouco mais de um mês mostra-nos o realizador André Novais Oliveira e a sua namorada num registo íntimo mas ficcional de uma relação real, conversada na intimidade, no conforto de um quarto em que a luz que entra por uma fresta da janela cria uma câmara obscura, através da qual vemos imagens invertidas da rua projectadas no tecto, enquanto os amantes se conhecem.

Quelqu'un d'extraordinaire

Quelqu’un d’extraordinaire marca a estreia de Monia Chokri, a actriz de alguns dos filmes de Xavier Dolan (que assina a montagem deste filme) como realizadora; esta comédia hilariante centra-se numa rapariga de 30 anos que se vê obrigada a participar na despedida de solteira de uma velha amiga que a confronta com o fosso entre ela, socialmente desajustada, e o mundo a que pertenceu na adolescência.