Maku

“Veil” traz uma experiência sensual e sensorial entre corpos a partir da nossa perspectiva sobre eles.

A Ocasião Seguinte

História de um grupo de indivíduos vindos de realidades diversas, que revelam as suas aspirações e caminhos pessoais através de um instrumento comum – o jornal Ocasião. Registam-se os encontros que os anúncios viabilizam de modo a revelar o interesse que despertam e as necessidades que criam.

Savupiippu

“White Chimney” mostra-nos um mundo que não se salvou – excepto pelos arquivos do cinema – na floresta e num hotel da Finlândia um mês antes da 2.ª Guerra Mundial.

Ja vi elsker

Por quatro momentos de quatro gerações, “Yes We Love” lança um retrato cómico sobre situações de amor e ruptura na Noruega.

Yen Yen

“Yen Yen” joga com a percepção entre a água e o ar, as suas perspectivas e a sua matéria.

1977

Uma pequena cidade, um nó que cresce e uma rapariga à procura de si.

52 Procent

52 por cento é a proporção ideal de comprimento e altura de perna e um dos critérios de admissão mais importantes da Academia de Ballet de S. Petersburgo. Alla tem dois meses para alcançar estas proporções de sonho. Será admitida na escola? O filme foi feito no quadro da segunda edição do projecto Russia and Poland. New Gaze. Foi realizado pelo Eureka Media e pelo Instituto Adam Mickiewicz com financiamento do Instituto de Cinema Polaco.

Der Unfertige

Der Unfertige traça o retrato de Klaus Johannes Wolf que escolheu viver como escravo: acorrentado à cama fala da sua decisão, da família, do significado da nudez e da dedicação com que serve os outros.

La Isla

La Isla é um filme que junta a realizadora chilena Dominga Sotomayor com a polaca Katarzyna Klimkiewicz, no âmbito de um projecto que pretende aproximar jovens realizadores da Europa e da América Latina; neste filme, as duas criam um ambiente quase mágico a partir do encontro e da espera de uma família numa remota ilha onde em tempos costumavam todos passar férias.

La Fugue

Em La Fugue, Lakdar, assistente social num reformatório em Marselha, tem de ir a tribunal com Sabrina, uma das jovens ao seu cuidado; a rapariga vai ser julgada por um crime que cometeu há algum tempo, mas Lakdar está confiante que o seu esforço vai ser recompensado.

A Caça Revoluções

A Caça Revoluções é uma animação experimental que explora a relação entre duas gerações, dois tempos e duas lutas diferentes; é a Revolução de Abril a inspirar as gerações que apenas a conhecem através de relatos dos que a viveram e das fotografias de que nos apropriamos para a tornar nossa.

Matar a un hombre

Jorge vive com a família num bairro pobre, mas ao contrário da maioria dos seus vizinhos tem uma vida tranquila, é trabalhador e bem-intencionado. O bairro, sobretudo na figura de Kalule, o bandido local, não lhe reconhece estas virtudes e quando Jorge é assaltado e tenta usar os meios legais ao dispor para solucionar o problema, a sua situação agrava-se e toda a família é exposta a humilhações e abusos. Jorge só vê uma saída para se libertar deste delinquente e recuperar a harmonia familiar, mas para isso tem de encontrar em si próprio a coragem e os meios para matar. Baseado numa história real, este thriller de Alejandro Fernández Almendras retrata de um modo preciso a tensão que torna plausível o impensável.

Virtuos Virtuell

Virtuoso Virtual cria uma secreta coreografia de desenhos a tinta que surgem de lado nenhum, mas que tomam formas e provocam diferentes disposições enquanto acompanham a música e vão narrando a sua história.

Quand je serai dictateur

Partindo de uma história simples, Yaél André compõe este Quand je serai dictateur a partir de filmes em 8mm e super 8 que captaram vidas, viagens e momentos de pessoas anónimas, e que os anos largaram em sótãos, mercados de objectos usados ou até no lixo. Usando os universos sugeridos por estes filmes, ela recupera a sua amizade com George, com quem, logo na infância, descobriu os limites do mundo em que viviam e onde não cabiam todos os seus sonhos e aspirações. Para lhe escaparem, inventavam outros mundos, mais à sua medida, situados entre a poesia e o caos. Até que um dia ela é informada do suicídio de George e há qualquer coisa nela que se perde também. Para superar a perda, recorre ao mesmo princípio e constrói mundos que possam preservar para sempre aquela amizade.
A forma como Yaél André os monta faz com que vejamos estes vídeos caseiros com um novo olhar, como se pertencessem à própria história dos dois amigos. A combinação bizarra entre o texto e as imagens, a verdade e a ficção, a vida e morte aproxima-nos daquela história como se fosse a nossa ou como se pudéssemos, através daquela fórmula, resolver as nossas.

Je m'appelle Hmmm…

Agnés Troublé, a conhecida estilista francesa Agnés B, junta-se a alguns amigos para realizar o filme que assinala a sua estreia como realizadora após alguns anos a colaborar com realizadores como Harmony Korine, Claire Denis e outros através da sua produtora Love Streams (cujo nome, uma homenagem ao filme de Cassavetes, deixa perceber a sua paixão pelo cinema independente). Neste filme, a realizadora recorre a vários meios e diferentes estilos para que a história, de uma menina de 11 anos, Céline, que foge de casa onde é abusada sexualmente pelo pai, seja fiel ao seu gosto pela desordem e as camadas sombrias que compõem as nossas vidas. Na fuga, Céline acaba por seguir viagem com Peter, um camionista escocês, protagonizado pelo artista plástico Douglas Gordon, que aqui se estreia como actor, depois de ter realizado os documentários Zidane – Um Retrato do Século XXI (2006) e K.364: A Journey by Train (2010). Pelo caminho, os dois protagonistas, que falam línguas diferentes e comunicam sobretudo por silêncios, cruzam-se com várias personagens e diferentes cenários, sendo um deles realizado, a convite da realizadora, por Jonas Mekas, que se junta assim a esta viagem.

As Rosas Brancas

As Rosas Brancas é um conto sobre a memória, o luto e a alteração dos papéis na família; na sequência da morte da mãe, os irmãos e o pai juntam-se em torno de uma campa na neve e tentam superar o vazio que a mãe deixou.

Nasza klatwa

Our Curse é uma declaração pessoal do realizador e da sua mulher que se vêem forçados a lidar com a doença rara do filho recém-nascido – a Maldição de Ondina; aos poucos vão ter de aprender a superar o medo causado pela estranha doença para poderem apreciar inteiramente a condição de pais.

Amor, Plástico e Barulho

Filmado no Recife, este filme, a primeira longa metragem da realizadora brasileira Renata Pinheiro, leva-nos para o mundo da música brega, onde tudo é descartável: o amor, a música, o sucesso. Jaqueline (interpretada pela actriz Maeve Jinkings que já vimos em O Som ao Redor) é vocalista da banda Amor com Veneno, onde actuam outros quatro bailarinos. Shelly é a nova bailarina da banda e sonha tornar-se uma cantora famosa e tomar o lugar da líder da banda, que admira e despreza. A decadência e o alcoolismo de Jaqueline oferecem a Shelly uma oportunidade de cumprir o seu sonho, mas neste mundo em que o sucesso e a fama têm uma duração muito curta, mais do que a fama, é o esquecimento que aproxima estas pessoas.