Nueva Vida

Nueva vida faz do espectador um voyeur que espreita os vizinhos por entre as janelas e inventa histórias com os fragmentos que observa.

Momentum

Em Momentum, um bebé tem uma malformação no coração e um relojoeiro explica-nos como o tempo tem várias medidas.

Nos champs

No rescaldo do atentado ao Charlie Hebdo, Nos champs constrói-se como uma carta, pessoal e irada, a Maxime, um jovem francês tornado terrorista na Síria.

Non-contractuel

Em França existem empresas virtuais para os desempregados, em Non-contractuel vemos os trabalhadores da Autodis onde não se vendem carros, onde tudo é simulação.

Missing One Player

Missing One Player é um filme de grande inventividade visual com as cores pop das suas colagens e a estética dos videojogos clássicos.

Mate-me Por Favor

A primeira longa metragem de Anita Rocha da Silveira começa como um slasher filmado no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. Meninas indefesas e crimes hediondos. Contudo, a pouco e pouco, as convenções deste sub-género do terror vão caindo para dar lugar a um filme sobre as memórias e emoções da adolescência, o encontro com o amor e com a morte, tentando ir mais além na discussão dos temas que apoquentam a juventude. Filme vencedor do prémio IndieLisboa na última edição do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador da Baía.

Lumières Fossiles

Uma senhora percorre os caminhos da infância por entre as escarpas dos Pirinéus: o seu olhar encontra-se com a memória das rochas e o arquivo manifesta-se em Lumières Fossiles.

Love

Love ilustra os efeitos do amor numa galáxia distante através de uma animação encantada pela estranheza das suas criaturas e das suas recém descobertas emoções.

Les monts s’embrasent

Os montes ardem porque na montanha há uma rocha que irradia: em Les monts s’embrasent concilia-se a dureza das rochas e dos mineiros com o rigor dos documentos.

Le park

Uma feira popular abandonada em Casablanca serve de cenário a Le Park, uma meditação sobre a representação da violência dentro e fora das redes sociais.

Le gouffre

Uma estância balnear em época baixa. Celeste está de partida, uma criança desaparece: Le gouffre é sobre a partida, a busca, a incomunicação e o medo.

La maison de Lilas

“Pensar, filmar e montar como num sonho”, diz a realizadora de La Maison de Lilas, um filme em que o surreal é feito do corriqueiro e a luz da noite nunca pareceu tão bela.

La impresión de una guerra

La impresión de una guerra percorre a história recente da Colômbia através de marcas pictóricas: a cor dos táxis, as tatuagens prisionais ou os graffitis.

La fille du bunker

Um amor de Verão musical no bunker de um campo de golfe em La fille du bunker, entre chamadas para o além e acidentes inesperados.

La fin d’Homère

La fin d’Homère é um falso documentário povoado por figuras improváveis que nos contam a história de Homer, um caçador que matou um animal protegido.


La bande a Juliette

Aos 19 anos as velhas amizades quebram-se para dar espaço às novas, La bande à Juliette banha-se alegremente no último dos Verões da adolescência.


Kate Plays Christine

Robert Greene, sobretudo conhecido entre nós como montador de Alex Ross Perry ou Charles Poekel (ambos em competição no ano passado), filma aqui um poderoso documentário sobre Christine Chubbuck, uma apresentadora televisiva norte-americana que, nos anos 70, cometeu suicídio em directo num noticiário. Se estes eventos já inspiraram no passado a ficção de Sydney Lumet (Network, 1976), agora Greene segue Kate Lyn Sheil, actriz que foi escolhida para fazer de Christine numa dramatização inspirada nos trágicos acontecimentos, uma viagem até onde tudo se passou.

James White

O produtor de Afterschool (Antonio Campos) ou Martha Marcy May Marlene (Sean Durkin) estreia-se agora na realização. James White retrata a luta de crescimento de um jovem, no frenesim da cidade de Nova Iorque. Álcool, drogas, sexo, um temperamento irascível e autodestrutivo parecem mantê-lo à prova num momento em que a sua mãe (Cynthia Nixon) cada vez mais precisa da sua ajuda. Christopher Abbot, no papel do protagonista, já foi chamado de novo Harvey Keitel e outros elogios não têm faltado a este tocante filme.