Uzu

O festival anual de Dogo, na ilha de Shikoku, é um dos mais violentos rituais religiosos do Japão. Uzu não se limita a filmá-lo, integra-o numa imersiva experiência fílmica.

Tindaya

As montanhas fixam-se na paisagem mas a câmara de Tindaya anima-as através de uma imparável panorâmica e de uma musicalidade visual incomum.

Thunder Road

Um velório nunca foi tão tocante e tão festivo: Thunder Road usa a homónima canção de Bruce Springsteen como catalisador do luto.

The Send-Off

Em The Send-Off o baile de finalistas é o momento em que os adolescentes de uma comunidade afro-americana pobre concretizam os sonhos do luxo televisivo, mas quem paga?

The Reflection of Power

Na capital da Coreia do Norte, assiste-se a mais uma encenação de poder numa coreografia de massas mas uma catástrofe aproxima-se: The Reflection of Power.

Solitary Acts #4

A realizadora masturba o assunto em debate, a sua vagina: Solitary Acts #4 reflecte sobre o toque através das memórias de adolescência e de trabalho directo sobre a película.

Under the Sun

Com precisão de régua e esquadro, Under the Sun dá corpo às tensões entre diferentes classes sociais na China contemporânea.

Retarded 2

Dois grupos de totós estão aborrecidos de fazer coisa nenhuma em Retarded 2: será possível o amor entre gangs rivais?

Small Talk

Small Talk é um ácido exemplo do desconfortável humor nórdico: a doença e a morte a par das novas cortinas da sala e do saboroso bolo de aniversário.

Rate Me

Coco é acompanhante de luxo, Rate me retrata-a a partir dos comentários online dos seus clientes, mas quem é ela realmente, existirá sequer?

The Lasting Persimmon

Os dióspiros ficaram por colher no nevoso Inverno japonês: Risaki visita a terra que a viu crescer com saudade da calma do campo, no delicado Nagori-Gaki

Short Stay

Mike vive nos subúrbios de Nova Jérsia, entre a casa da mãe e a pizzaria onde trabalha. Numa vida deixada ao acaso, sem grandes interesses além da sua rotina, tudo parece estagnado. Quando um dia encontra um amigo este propõe-lhe ficar com o seu emprego em Filadélfia, como guia turístico. Mike aceita mas sem grande entusiasmo. Uma nova cidade, maior, espera-o, com uma nova vida à espreita. Ted Fendt filma em 35 mm esta short stay, como um retrato naturalista de um anti-herói mumblecore, num tempo que parece recuar aos ambientes urbanos dos anos 70.

Jia/The Family

Jia pode ser descrito como uma versão contemporânea do clássico japonês, Tokyo Story, de Yasujiro Ozu. Também aqui, um casal junto há meio século decide visitar os filhos que as circunstâncias da vida levaram para longe. Neste filme, que seduziu parte da crítica no último Festival de Veneza, o chinês residente na Austrália, Shumin Liu, trabalhou sobretudo com actores não profissionais, assinando um longo retrato, quer das relações entre pais e filhos, quer das vivências quotidianas do mundo chinês actual, em especial Xangai.

Pokretni elementi

Moving Elements  é uma delicada homenagem às saudosas animações da antiga URSS, da época dourada da escola de Zagreb.

Ruben Leaves

Sai-se de casa e… esqueci-me das chaves, será que desliguei o fogão, deixei a torneira a correr? Ruben Leaves dá corpo a estes receios, já a caminho da patologia.

Olmo e a Gaivota

Olivia Corsini é uma actriz italiana que tem um papel na peça A Gaivota de Tchekov. Contudo, um dia descobre que tem outro papel a desempenhar: o de mãe. Nesta co-produção brasileira, dinamarquesa e portuguesa (O Som e a Fúria), Petra Costa, juntamente com a realizadora dinamarquesa Lea Glob, segue toda essa transformação. Durante os nove meses de gravidez de Olivia, ela e o seu companheiro Serge passarão do ficcional ao real. Filmado como um diário, o filme encena-se como um mergulho nas questões da arte, da filosofia de vida ou do envelhecimento.

Oustaz

Oustaz foi o mentor do realizador que cresceu no Chade. Este é um filme que é uma revisitação das memórias de infância em África e uma homenagem sentida a um amigo que partiu.