Circo

Circo, de André Ruivo (Campo à Beira Mar, IndieLisboa 2015), prossegue o trabalho do realizador: uma animação de cores garridas, composta em sketches irónicos e surpreendentes.

Więzi

Quarenta anos de casamento não se cumprem sem mácula: Więzi documenta um casal (os avós da realizadora), atormentado pelo ressentimento e que, ainda assim, celebra a sua união.

Centauro

As pampas argentinas são o cenário para um western gaúcho, em que um homem procura vingar a morte do seu irmão: em Centauro, a desforra vira um épico musical.

En la boca

En La Boca retrata as imediações do estádio do Boca Juniors, em Buenos Aires, onde conhecemos o negócio da família Molina de venda de bilhetes contrafeitos.

Au loin, Baltimore

Akro é um adolescente que vê na sua mota a expressão da liberdade, mas há um irmão mais novo que precisa do seu cuidado: Au loin, Baltimore é o terno retrato de uma noite especial.

Wyjdę z siebie

Wyjdę z siebie é uma elegante meditação animada sobre esse mistério sem fim: podemos, alguma vez, conhecer, verdadeiramente, o outro que amamos?

Viejo calavera

Elder fica órfão, mas isso não parece incomodá-lo muito. Vai viver com a avó, e o padrinho arranja-lhe emprego na mina. Mas Elder prefere vaguear, embriagado, pelos becos escuros da cidade. Este comportamento coloca-o em rota de colisão com a vida. Viejo Calavera é a primeira longa metragem de Kiro Russo, que venceu por duas vezes o grande prémio de curta metragem no IndieLisboa, com Juku e Nueva Vida, em 2012 e 2016. O seu olhar é dono de uma enorme força documental e, neste filme, retrata a dureza do trabalho nas minas de Huanuni, na Bolívia.

Arábia

André é um adolescente de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, que vive perto de uma fábrica de alumínio. Cristiano trabalha nessa fábrica e sofre um acidente laboral incapacitante, deixando um diário com as suas memórias. Arábia transforma-se, então, num road movie que acompanha a pacata epopeia de Cristiano, em busca de emprego, pelo Brasil – uma viagem humanista, que traduz o despertar da sua consciência política. João Dumans (co-argumentista de A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha) e Affonso Uchoa realizam uma história sóbria e de enorme maturidade.

Avant l’envol

Abidjan está repleta de edifícios da escola do grande arquitecto Henri Chomette. Avant l’envol faz-nos percorrer a utopia monumentalista que quis renovar a Costa do Marfim nos anos 1960.

Um Campo de Aviação

Joana Pimenta (melhor curta portuguesa no IndieLisboa 2014) regressa com Um Campo de Aviação, uma exploração subterrânea da interacção entre os ciclos da humanidade e a persistência da natureza.

Ceata

Ceata é uma ficção de precisão arquitectónica sobre o processo de adopção, numa Roménia onde a corrupção conspurca tudo, como lama.

Je ne sens plus rien

Um ilusionista e uma bombeira partilham um mundo absurdo, entre as chamas e a volatilidade das aparências: Je ne sens plus rien é uma animação sobre a poética da decadência.

Figury niemozliwe i inne historie II

Figury niemożliwe i inne historie II trata da metamorfose do traço, que anima a figura de uma mulher no seu apartamento: uma dança improvável e cativante.

Out of Reach

Em Out of Reach, uma rapariga que converte vídeo em ficheiros digitais inicia uma demanda, para devolver uma série de cassetes esquecidas: uma viagem às memórias de quem não quer recordar.

Zdarzenie plastyczne

Um filme pintado à mão, Zdarzenie plastyczne é uma manifestação das potencialidades poéticas e rítmicas do cinema feito directamente sobre película de 35mm.

The Off-Season

Na estepe do Cazaquistão, The Off-Season retrata a instabilidade do triângulo familiar: um filme de deslumbrante fotografia e composições alegóricas.

Noyade Interdite

Num mundo em que tudo está à distância de uma moeda (numa ranhura), uma sereia stripper conhece um ladrão mergulhador junto a um poço dos desejos: Noyade interdite.

Martin pleure

Recorrendo ao jogo de vídeo Grand Theft Auto V, acompanhamos Martin (um hooligan sentimental), numa onda de violência tintada de solidão e desespero: Martin pleure.