Na estrada de Moscovo para São Petersburgo, um enorme transformador eléctrico cai do camião. O herói tem que o vigiar, enquanto não chegar uma grua‚Ķ
Secção: Competição Internacional
Montevideu, Uruguai. Jacobo, um homem de sessenta anos, vive sozinho desde a morte da sua mãe de que tomou conta até ao seu último dia de vida. A única coisa que tem na vida é uma fábrica de meias decadente que está prestes a fechar. Marta, de 48 anos, o braço direito de Jacobo trabalhou para ele durante vinte anos. É a empregada mais experiente e, além das outras funções que assume, também cuida de Jacobo. Nenhum deles pode viver um sem o outro. No entanto, o relacionamento deles, no dia a dia, parece frio, até que chega o irmão de Jacobo.
O que acontece quando estamos a 13.103m de altitude e na iminência de cair? Teremos tempo de pensar na nossa vida, no que fizemos e fomos, antes de atingir o solo? Um filme sobre um estado de espírito que atinge toda a gente mais tarde ou mais cedo. Uma coisa é certa, quando se pensa no assunto: a dor do impacto com o solo. (Possidónio Cachapa)
A primeira vez que ouvi falar deste fenómeno foi na Alemanha. Um jovem violinista de formação clássica confessou-me que sonhava partir para uma aldeia mítica entre os jovens alemães, situada no centro de África, e constituída por músicos onde se aprendia djambé. De repente aquilo pareceu tão próximo de mim que se fez um clic. Quando era pequeno, em África, os pais mandavam as crianças para a Alemanha para aprender música. Agora estava tudo ao contrário. E ainda bem. Porque as coisas estão mesmo ao contrário. Nós, europeus, é que não as vemos. O mundo de facto mudou. E isto não é de agora. África não é como a pintamos. E a culpa toda é dos portugueses do século XV, que destruíram os documentos africanos para provar que a nossa cultura era superior à deles. (João Viana)
Homens, flamingos e gaivotas respigam, pacificamente no estuário do Tejo. Ao longe, os carros seguem o seu percurso na ponte Vasco da Gama sem se dar conta do movimento. O vento sopra cada vez mais e os baldes enchem-se, pouco a pouco, de ameijoas. (Miguel Cabral)
O ritual da Ilha da Reunião para comunicar com o além traz ao novo filme de Camilo Restrepo (La impresión de una guerra, IndieLisboa 2016), Cilaos, magia e musicalidade.
Em 489 Years, Hayoun Kwon (Village Modèle, IndieLisboa 2014) imagina a zona de separação entre as Coreias, um território infestado de minas e floresta verdejante.
Ciao Ciao é uma mulher moderna a viver na grande metrópole de Cantão. Os seus pais pedem-lhe que os vá visitar à vila onde cresceu. A sua mala e sapatos Louis Vuitton e o seu lenço Hermès causam burburinho na pequena comunidade. Ela está desejosa de voltar à cidade, mas os pais têm um plano diferente: casá-la com o filho de um homem proeminente. Na sua segunda longa metragem, Song Chuan compõe um drama à la Tennessee Williams, entre a deslumbrante paisagem rural chinesa e a proximidade dos rostos filmados, como que opondo as duas Chinas, a rústica e a urbana.
Em Amalimbo,uma criança vagueia entre a vida e a morte, num espaço mutante, como a própria animação, que se reinventa em diferentes técnicas e estilos.
A primeira longa metragem de Jorge Cramez, O Capacete Dourado, estreou no Festival de Locarno em 2007 e, logo nessa altura, o realizador foi desen- volvendo o argumento de Amor Amor – no caminho, houve algumas curtas metragens, como O Rebocador, exibido no IndieLisboa 2015. Esta comédia dramática de enganos, com um jogo de actores incrível – Jaime Freitas, Eduardo Frazão, Ana Moreira, Margarida Vila-Nova e Joana de Verona – é inspirada num texto de Corneille. Tudo se passa num único dia, o último do ano. No dia seguinte, é possível a mudança.
And So We Put Goldfish in The Pool explica o que levou quatro adolescentes japonesas a despejarem 400 peixes dourados na piscina da escola: um conto pop niilista.
Baseado nas transcrições telefónicas de um dos muitos tiroteios escolares que afectam os EUA, Dekalb Elementary é um filme de tensão asfixiante.
Os fulas do Burquina Faso são os mais antigos pastores nómadas islâmicos da África Ocidental e possuem tradições ancestrais. Os rapazes e as rapa- rigas são criados, separadamente, na savana, e o seu dia-a-dia é pontuado por rituais que os conduzem à idade adulta. A primeira longa metragem de Simon Gillard foca-se em Ama, um dos jovens pastores, e em Aissita, uma das meninas da aldeia, que se tornou o centro das atenções, devido à cerimónia de iniciação que se avizinha. Boli Bana retrata, com uma proximidade rara, a adolescência mística dos fulas.
O deserto de Sonora, que separa o México dos Estados Unidos da América, é um dos territórios mais perigosos do mundo, sendo que, nas últimas déca- das, mais de seis mil cadáveres foram encontrados nas suas dunas. Joshua Bonnetta e J. P. Sniadecki começaram esta jornada há três anos e falaram com oficiais de fronteira, voluntários de ajuda humanitária e traficantes de pessoas. El mar la mar é um cine-poema, filmado em 16mm, sobre esta paisagem ultra-politizada, onde os fenómenos atmosféricos são tão importantes como o rasto dos humanos que por ali passam.O deserto de Sonora, que separa o México dos Estados Unidos da América, é um dos territórios mais perigosos do mundo, sendo que, nas últimas déca- das, mais de seis mil cadáveres foram encontrados nas suas dunas. Joshua Bonnetta e J. P. Sniadecki começaram esta jornada há três anos e falaram com oficiais de fronteira, voluntários de ajuda humanitária e traficantes de pessoas. El mar la mar é um cine-poema, filmado em 16mm, sobre esta paisagem ultra-politizada, onde os fenómenos atmosféricos são tão importantes como o rasto dos humanos que por ali passam.
As hortênsias açorianas viraram uma praga que expulsou os habitantes das ilhas: Jorge Jácome (Plutão e A Guest + A Host = A Ghost, IndieLisboa 2013 e 2016) faz de Flores uma fábula tão romântica quanto política.
Find Fix Finish dá-nos a perspectiva divina de um drone e as vozes dos seus operadores militares falam-nos da intimidade que sentem com os seus alvos.
Um maestro conduz uma orquestra invisível, esta silencia-se e, depois, já nem maestro temos: em Fraktur, o cinema e a música despem-se à nossa frente.
E se o primeiro filme feito nos EUA a falar das mudanças ambientais fosse Hot Winter: A film by Dick Pierre, um porno hardcore? Jack Henry Robbins dá-nos a versão editada para televisão.