The Dirty Ones

Duas irmãs adolescentes da religião Menonista vão parar a um lugar que lhes é estranho à procura de comida e de um sítio onde passar a noite. Descobrem um novo mundo nessa paisagem moderna e cheia de personagens coloridas e então o segredo escondido da sua viagem vem à luz do dia.

Tamago

Kiyoshi é um rapaz japonês de 18 anos que se isolou na cozinha. A sua família parece ter aceite o estilo de vida que ele pediu para ter. Já passaram dois anos. Para além dos jovens como ele que encontra na Internet, a sua irmã é a única pessoa que ainda tem contacto com ele.

Sidasti Baerinn I Dalnum

Algures na Islândia há uma solitária quinta onde vivem Hrafn e a sua mulher. Quando ela morre, Hrafn faz tudo para manter vivo o seu sonho e preserverar a sua dignidade e independência.

Untitled Sequence V I.I

United Sequence V I. I é o produto cruzado entre o orgânico e o inorgânico. Sobre uma perspectiva experimental, Untitled Sequence V I.I constroi-se num contexto evolutivo, passando por diferentes estados num processo contínuo de contaminação.

Undressing my Mother

O nu envelhecido e farto de uma mulher vai revelando notas sobre a sua vida, as suas emoções, a relação com o seu próprio corpo.

Ve Lakachta Lecha Isha

Haifa, 1979. Quarta-feira à noite. Os sete irmãos de Vivian reúnem-se com a intenção de a persuadir a não se divorciar do seu marido. Eliyahoo, o marido, gostaria de manter os costumes da antiga tradição marroquina. Mas a infeliz Vivian, esposa e mãe de quatro filhos, gostaria de viver uma nova vida na moderna Israel. Ela faz de cabeleireira para os amigos e a família, que recebe no pequeno apartamento. Eliyahoo e Vivian são estranhos, apesar de vinte anos de casamento. A confrontação entre ambos está sempre presente. Um retrato claustrofóbico de um casamento sem amor sustentado pelas convenções da religião e da sociedade, que acontece em Israel no final dos anos 1970

Who Do You Love?

Heather acorda com fome. Em busca de algo para comer e dinheiro para alimentar a dependência de drogas da sua mãe, ela acaba por pagar um preço inesperado. Heather adora a sua mãe, mas será que a sua mãe sabe realmente o que é o amor?

A Cara Que Mereces

Francisco, porta-te bem! Sei que é o teu aniversário, já tens trinta anos, é Carnaval, estás vestido como um cowboy para a festa da escola e estás rodeado de miúdos que detestas. Mas não é razão para seres tão chato‚Ķ Repete comigo: Até aos 30 tens a cara que Deus te deu. Depois, terás a cara que mereces.

1916

Os Livros de Horas são manuscritos iluminados, comuns na Idade Média. Cada livro contém uma colecção de textos, orações e salmos adequados para determinados horários do dia. As Horas do Douro é inspirado nesta ideia medieval de inventário e registo anual e dá a ver o modo como o ciclo da vinha e do vinho, veio central do filme, determina a vida das pessoas nesta região. O que queremos mostrar, através do reconhecimento minucioso da transformação da paisagem ao longo das estações do ano, é que esta vinha é obra de homens, que o vinho é uma coisa humana e que assim tem de se mostrar.

Alice et Moi

Simon tem que conduzir a sua velha tia Mala e duas das suas amigas, Lydia e Colette até à beira-mar. Durante o trajecto recebe um telefonema da sua namorada, Alice, que se torna numa discussão. Como avós Judias que o são, as três velhas senhoras vão imiscuir-se, o que, naturalmente, nada resolve…

Arkar

Cerca de 100 milhas a norte do Círculo Polar Ártico, pesca-se no lago Torneträsk com temperaturas inferiores a 25º Celsius. As pessoas sentam-se nas suas arks – pequenas cabines móveis, com uma dimensão não superior a 4 metros quadrados, com todos os confortos modernos.

Aqua Gym

Duas bailarinas de natação sincronizada executam uma série de movimentos coreográficos debaixo de água e à superfície. Um filme sobre a leveza, uma obra experimental que exemplifica a natureza ilusionista do cinema.

Atash

Já passaram dez anos desde que Abu Shukri e a sua família se instalaram num vale, no meio do nada, longe da sua terra natal. Completamente independentes, vivem do carvão que produzem. Apenas o pai e o filho contactam com o mundo exterior: o pai vai à vila vender o carvão enquanto o filho vai à escola. A mãe e as duas filhas queimam continuamente madeira. Abu Shukri, o pai, trouxe-os para este local contra a sua vontade e sabem que a razão porque deixaram a vila é a mesma que os leva a nunca mais poder voltar. O pai decide construir um canal para trazer água para a rústica ca-sa em que vivem. As mulheres ficam desconfiadas, o filho não liga nenhuma, mas a água a correr desperta o instinto de liberdade de todos e assinala o início do colapso explosivo e trágico desta família.

Con qué la lavaré?

Uma personagem que vive na red light de uma cidade espa-nhola, regressa a casa de madrugada, depois do trabalho, e, enquanto retira a maquilhagem e se despe, relembra tudo o que lhe aconteceu durante a noite.

Cracker Bag

Eddie utiliza a sua mesada a coleccionar obsessivamente foguetes e a planear cuidadosamente a noite do fogo de artifício. Quando a ocasião finalmente chega, Eddie e a família dirigem-se ao campo de futebol local. No ar gélido, Eddie acende a mecha do primeiro foguete e experimenta um momento crucial.

Cesky Sen

Czech Dream é um olhar divertido e provocador sobre os efeitos do consumismo numa sociedade pós-comunista. Filip Remunda e Vít Klusák exploram os poderes manipuladores da publicidade, em toda a sua perversidade, ao criarem uma campanha para um supermercado que não existe.

Böse Zellen

Barbara Albert parte de um tema ambicioso: a teoria do caos, aplicada à vida quotidiana das suas personagens. A realizadora usa o famoso “efeito borboleta” de Edward Lorenz para dar vida a Bose Zelle. O bater de asas de uma borboleta desencadeia um tornado sobre o Golfo do México que provoca a queda de um avião com destino à Europa. Só há uma sobrevivente: Manu, uma jovem de 24 anos. Voltamos a vê-la cinco anos depois, a viver numa pequena cidade austríaca e a trabalhar num supermercado local. O círculo de pessoas à sua volta expande-se de acordo com as pessoas que conhece, de forma deliberada ou acidentalmente. Mediante as decisões tomadas pelos indivíduos, os destinos mudam, intersectam-se, misturam-se e podem tender tanto para a felicidade como para o infortúnio.