Fare Bene Mikles

Sergio e Maria, dois irmãos que recuam no tempo, da idade adulta à infância. Através dos anos, eles inventam um jogo a que chamam “mikles”: a sua muito íntima forma de sobrevivência e resistência aos abusos do pai. Ao mesmo tempo, o jogo ajuda-os a tornarem-se mais independentes.

Folie Privée

Uma moderna variação de Medeia, a tragédia de Eurípides, em pouco mais de uma hora. Uma impressionante e intensa hora. Pascale (31 anos) decide dar à sua vida um fresco recomeço com Didier (30 anos). Jan (45 anos) acede a que Pascale fique com a custódia do filho de ambos, Thomas (7 anos), bem como com a casa da família. Agora, indo contra a sua própria promessa, Jan recusa-se a sair. Em menos de 24 horas, o destino de cada um dos protagonistas mudará para sempre… Tal como Medeia, Jan não consegue aceitar a separação. Com poderosas e viscerais interpretações dos actores, FOLIE PRIVÉE é uma primeira obra profundamente comovente.

For Your blossom

Uma flor. Um rapaz. Uma longa estrada para percorrer. O único acesso para chegar onde quer que seja. A flor ainda não floriu, mas o rapaz encontrou o seu próprio caminho.

Hjemmerkamp

Uma performance. O relógio dispara o alarme matutino de Stian. Acordará ele? Chegará a horas ao escritório? Um filme sobre a luta mais dura e comum de todas.

Home sweet home

É noite e chove lá fora. Em frente à televisão, a família assiste ansiosa à notícia do incêndio que deflagrou na escola que Ji-Hye, a filha mais nova, frequenta. O seu nome consta de uma mórbida lista e a família chora a sua morte. Batem à porta. Ji-Hye está à espera, do lado de fora.

Le conseguenze dell´amore

Todos guardam um terrível segredo. Mas é óbvio que Titta di Girolamo tem mais do que um. Que outra razão teria um homem de 50 anos do Sul de Itália para escolher viver, durante oito anos, num anónimo quarto de hotel, numa anónima cidade da Suíça? Oito anos sem trabalhar. Oito anos de silêncio e cigarros, sentado no bar do hotel. Elegantemente vestido, embora não se permitindo a nenhuma extravagância. Vivendo uma rotina vazia, ele espera que algo de estimulante aconteça. Mas o que irá, afinal, acontecer? Titta observa. Ele parece ter a sua existência completamente controlada. Passivamente, vê a vida passar-lhe pela frente. Não revela nem sentimentos nem emoção. Ou assim parece‚Ķ A Máfia é ordenada. A Suíça é ordenada. Um hotel é uma coisa ordenada. Titta vive numa espécie de gaiola entre estas três coordenadas. Não pode ser outra coisa senão um homem ordenado. Neste tipo de situações, surge uma desordem: o amor. Mas para alguém esmagado pela ordem, basta haver a possibilidade do amor para que isso seja o suficiente para explodir a gaiola.

Krooli

Uma história visual e poética sobre a relação entre uma nadadora e a água. Uma jovem nadadora de competição, Sirja Luomaniemi, conhece, nos seus sonhos, a mais rápida nadadora do mundo e compete com ela. É uma história de devoção e procura do seu lugar no desporto e na vida.

Lurex

Montra com montra. Um triângulo amoroso de manequins é dividido pelo fecho de uma das lojas. Porém, tudo fica mais complexo com a abertura de um novo estabelecimento.

Med Mann a Bakinu

A intereacção entre dois homens. Um filme dedicado a todos os que, de alguma forma, já carregaram com alguém às costas.

Mercy

Ben é um sensível rapaz de 11 anos. Além das dificuldades que tem na escola, é negligenciado em casa. A sua mãe mostra-se insensível e distante. Ben vê-se numa situação complicada e traumatizante, mas a solução acaba por surgir.

Mina de Fé

Silvana, 24 anos, primeira-dama do morro e mulher de Maninho, dono do tráfico local e figura carismática, vive um conflito permanente: o medo de que ele seja morto a qualquer instante. O conflito ganha mais força quando Silvana descobre que está grávida, o que quebra o acordo de nunca terem filhos.

Nijok

Se o filme tivesse título em português seria .Ohleoc. Coelho. 20 mil coelhos albinos num campo onde os sons de galinhas ou vacas estão ausentes. Também não cheira a porcos. Não há nenhum cheiro. Não há nenhum som. Apenas 20 mil coelhos…

Ono

É preciso coragem para amar a vida. Eva tem 22 anos e espera um filho. Eva tem um ordenado baixo num emprego pouco compensador. Eva tem uma mãe que se recusa a aceitar o que ela não quer fazer. Eva tem um pai que está a enlouquecer. Eva tem um bebé a crescer dentro dela, de um namorado que a abandonou. Eva ama a vida. Assim que se apercebe que há um ser humano dentro dela, ouvindo as suas palavras, decide contra o aborto. Pouco a pouco, começa a partilhar o seu amor pela vida com a criança no seu ventre. Com palavras, música e sons, ela descreve o mundo ao seu filho, até ao limite da confidência. Os seus espíritos elevam-se ainda mais, quando Eva se apaixona pelo sensível Michal. Talvez ele seja o seu anjo da guarda ou, talvez, um anjo caído. Eva parece ter atingido a liberdade interior quando se apercebe que o parto vai ser difícil e que o seu filho pode não sobreviver. Eva é uma jovem mulher entre a coragem, o amor e o medo. ONO é a segunda longa-metragem da jovem polaca Malgosia Szumowska que, conta já com alguns documentários e curtas-metragens premiados em vários festivais. Filha de uma escritora e de um realizador de documentários, o primeiro filme de Szumowska, Happy Man chegou mesmo a ser incluído na lista dos melhores filmes de 2001 da revista americana Variety, que ainda a propósito do talento da cineasta sublinhou: À procura do segredo da vida e da morte o filme de Szumowska evoca mestres como Kieslowski. ONO conta-nos a história de uma jovem de 22 anos que tem que tomar uma decisão ‚ entre a maternidade e o aborto, por um lado; entre a sua própria vida e a do seu filho por nascer, por outro. A coragem para enfrentar desafios e as dúvidas acerca da vida, do amor e do medo estão no centro deste filme que se distingue pelo seu arrojo visual e destemor narrativo.

Parapalos

Um jovem rapaz do campo, Adrián, tenta a sua sorte em Buenos Aires. Muda-se para o modesto apartamento, de uma assoalhada, da sua prima Nancy e encontra um emprego como rapaz dos pinos, responsável por pôr de pé os pinos de bowling e devolver as bolas, num dos poucos salões manuais de bowling que restam na cidade. O seu horário de trabalho é exactamente o oposto de Nancy, mas os poucos momentos que partilham são calorosos e de respeito mútuo. Através da ligação com a sua prima e com os outros rapazes dos pinos, ele tenta encontrar e definir o seu lugar na sociedade. Adrián é muito curioso. Tem sede de conhecimento e gosta de ouvir as histórias e as filosofias dos seus colegas. El Turco é uma jóia de um professor e traz humor ao pequeno espaço de trabalho e ao emprego. Nippur é uma mistura de hippie e fã de heavy metal, tatuado, cheio de sonhos e contradições. Daniel irradia serenidade e bondade. Quiroga trabalhou nas minas, um emprego ainda pior que o trabalho num salão de bowling. Adrián, Nancy, El Turco, Nippur, Daniel e Quiroga podem passar despercebidos pela vida e na sociedade, mas todos eles se preocupam e têm respeito uns pelos outros. Distinguido na 6¬™ edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires com o prémio para Melhor Filme, PARAPALOS é segunda longa metragem assinada pela argentina Ana Poliak. Para trás ficam um documentário (Que vivan los crotos!) e uma longa-metragem de ficção (La fé del volcán), onde já se insinuava a direcção que o trabalho de Poliak, também conceituada montadora, haveria de seguir: a tentativa de perceber o mundo através do cinema. PARAPALOS surge, então, como uma meditação delicada e sensível sobre o trabalho. Serena e contemplativamente, Ana Poliak observa o dia-a-dia de Adrián, um jovem do campo que vem para Buenos Aires tentar a sua sorte. Partilhando um modesto apartamento com a sua prima Nancy, arranja emprego como responsável pela reposição dos pinos num dos poucos salões de bowling manuais da cidade. Os seus companheiros de trabalho, vão ajudar Adrián na sua luta para tentar encontrar e definir o seu lugar na sociedade.

Slut

Duas mulheres à mesa. Terminar uma relação, mantendo o controlo dos sentimentos. O alvorecer de Verão está a tentá-la do lado de fora. Mas primeiro, ela vai romper com a sua namorada.

Private

Mohamed é professor de literatura inglesa num dos institutos mais progressistas da Palestina, do qual também é director. Vive numa pequena aldeia com a sua esposa Samia e os seus cinco filhos: Mariam (17 anos), Yusef (14 anos), Jamal (13 anos), Karem (6 anos) e Nada (8 anos). A família vive numa casa isolada, a meio caminho da aldeia palestiniana e de um colonato judeu. A casa acaba por se tornar um ponto estratégico. Os israelitas decidem confiscá-la. A família nega-se a abandoná-la, mas apoiando-se no seu princípio de anti-violência. Os soldados dividem a casa, e o medo põe em risco a unidade da família. Cada membro reage à sua maneira. A filha mais velha arrisca-se a subir ao piso superior desrespeitando as regras das divisórias estabelecidas. Dentro de um armário observa as movimentações dos soldados e descobre que o inimigo é um ser humano normal. Mohamed é o chefe de família racional. A sua estratégia de resistência pacífica dá frutos e consegue normalizar a situação. As tensões entre a família e os soldados acabam por se dissolver. Sem novos estímulos a espiral de violência torna-se um absurdo. Mas quando tudo parece ter regressado à normalidade, tudo o que foi conseguido está de novo ameaçado.

Sund@y Seoul

Três histórias cruzadas que podiam ser encontradas em qualquer revista sensacionalista dada a intrigas amorosas. E ainda a forma como a Internet pode construir ou destruir as vidas das pessoas. Três histórias numa só. As personagens revelam as suas secretas paixões e ansiedades através das modernas formas de comunicar, como a Internet e os telefones móveis. Personagens que vivem ligadas na grande cidade de Seul. O professor universitário, Dong-Chun, instala uma câmara oculta num quarto de um motel numa tentativa desesperada de manter o seu caso amoroso com a sua aluna, Eun-young. Uma comum dona de casa de meia-idade, Myung-joo, sofre uma punhalada quando tenta fazer uma separação sexual com o anti-social e livre de espírito Shin-ae. Um estudante de liceu, Jung-hwan, apaixona-se por uma teleoperadora chamada Soo-hee. Acidentalmente, ele também conhece Myung-joo através de um chat online. Soo-hee tem uma vida sexual intensa com Jee-wook, um polícia casado. A adolescente Hae-mee tem um amor infantil por Jung-hwan, que a faz seguir Soo-hee e tirar fotografias comprometedoras. Personagens semelhantes a histórias sensacionalistas de jornais baratos.

Solo

Charlotte aprende como tirar o melhor partido da sua situação. Por isso, transforma a sua dor sentimental em momentos reais, belos e construtivos. Ela aprende como brilhar, mesmo quando está na escuridão… como as estrelas.