Pedro conseguiu finalmente um emprego, é estranhíssimo, mas é melhor que nada… (Fool Time) JOB é uma ambiciosa animação que reflecte, alegoricamente, sobre o desemprego e a precariedade.
Secção: Competição Internacional
Depois do extraordinário Under the Sun (IndieLisboa 2016), Qiu Yang venceu, com A Gentle Night a Palma de Ouro em Cannes, no qual a precisão da câmara encontra uma mãe, desesperada por encontrar a sua filha desaparecida.
A Love Letter to the One I Made Up é uma poética epístola animada (através da técnica da serigrafia a três cores) que flutua entre a fantasia e o real, numa crítica feminista à ideia de amor romântico.
Da Índia, a realizadora Payal Kapadia monta, em Afternoon Clouds, uma onírica fábula sobre a insónia, pontuada pelo desabrochar de uma flor, um marinheiro do passado e os problemas de uma dieta sem arroz.
Amor, Avenidas Novas é uma encantadora fábula sobre o romantismo: Manel atravessa Lisboa com um colchão às costas e decide fazer uma pausa. Nem de propósito entra na rodagem de um filme onde conhece Rita e tudo volta a fazer sentido.
An Elephant Sitting Still foi um dos filmes mais falados na última edição do festival de Berlim: em parte porque o jovem realizador de 29 anos, Hu Bo, se suicidou no passado mês de Outubro, segundo porque venceu o prémio da crítica e uma menção para melhor primeira obra e terceiro porque é uma épica viagem pela trama urbana e sentimental da cidade de Manzhouli, no norte da China. Filmado em deslumbrantes planos-sequência, este é o retrato de um dia desesperante onde uma série de personagens, em fuga permanente, se entrecruzam e atropelam a caminho de uma saída que talvez não exista.
A estreia no cinema do fotógrafo Alkaios Spyrou é uma imersão sensorial a bordo de um navio porta-contentores e dos portos que o recebem: Anina descreve uma paisagem industrial nocturna salpicada por luzes fluorescentes.
Annabelle Amoros (La maison de Lilas e Sur la route, IndieLisboa 2016 e 2017) regressa ao festival, com o seu universo surreal assente no real, para uma visita perturbadora à Area 51, Nevada, USA.
Arr. for a Scene observa o trabalho de dois artistas de foley (que sonorizam a famosa cena do chuveiro de Psycho), transformando os seus gestos num acto performativo: o cinema desmontado pelos bastidores.
Baronesa oferece um olhar raro sobre a favela: o ponto de vista feminino. Um filme de mulheres, sobre mulheres que vivem em bairros com nome de mulher (Leidiane e Andreia vivem em “Juliana” mas a última quer mudar-se para a “Baronesa”). Segundo a realizadora: “É a mulher olhando para a mulher sem as tintas da delicadeza, do sentimental e toda aquela moldura edulcorada da tal e tradicional feminilidade”. A obra de estreia da Juliana Antunes foi galardoada em diversos festivais e considerada a melhor primeira obra de 2017 por um conjunto de 135 programadores, críticos e cineastas de todo o mundo.
Numa animação feita com lápis de cera, parafusos e ossos, Beetle Trouble acompanha John e os escaravelhos que importunam constantemente: há que pôr fim a estas pestes, mas com esta medicação é difícil.
João vive nos subúrbios desolados de uma grande cidade. Está sempre em sarilhos com os adultos, que não parecem compreender que o espalhafato do seu comportamento não é senão uma defesa nascida da fragilidade do seu mundo.
Dois adolescentes de 15 anos encontram-se na sua aldeia natal durante o verão. Os rapazes levam a rapariga para um passeio no bosque. Não tarda que ela assuma o comando.
Nesta comédia de costumes medieval e religiosa, situada no século XIII, um usurário chega ao fim da vida e enfrenta um dilema moral. O seu destino é indubitavelmente o inferno. Haverá alguma forma de dar a volta às coisas? O filme é inteiramente falado nas línguas da época: ocitano, língua d’oïl e latim.
Outono de 1917. Lá longe, a Guerra está ao rubro. A milhas do combate, Camille leva uma vida marcada pelas notícias que o marido lhe envia da frente. Mas um dia recebe uma carta a pôr fim à relação deles. Confusa e determinada, decide disfarçar-se de homem e ir procurá-lo. Dirige-se à frente de combate, tomando atalhos pelos campos para evitar os oficiais. Numa floresta, cruza-se com um pequeno grupo de soldados que não suspeitam da sua verdadeira identidade. Segue-os, embarcando numa nova vida e, à medida da passagem dos dias e das noites, descobre o que nunca podia ter imaginado, o que o marido nunca lhe contou e o que os seus novos companheiros evitarão revelar-lhe: França.
A bordo de um comboio com destino desconhecido, uma mãe russa relata a sua vida com os seus nove filhos. Depois de fugir de um marido violento, trabalhou num kolkhoze com a filha mais velha, lutando por criar os filhos. Apesar da sua devoção, é pesarosamente que nota que os filhos não se distinguem muito da brutalidade dos homens que conheceu. Por simpatia com um rapaz negligenciado pela família, acolhe-o durante algum tempo. Um documentário pungente e duro centrado na personagem de uma Mãe Coragem apanhada no determinismo social.
Alban vive num castelo que acabou de herdar. O interior está há muito tempo em decadência. Conhece Jerôme, um jovem cigano da cidade vizinha. Entre eles, neste lugar, começa uma estranha relação.
Lee Kyung-rock, um rapaz norte-coreano que adora rock ou Jim Morrison foge do país com uma guitarra e vai para a Coreia do Sul.