Mi nina mi vida

No parque de diversões onde decorre a acção de Mi nina mi vida há um homem que passeia um urso de peluche gigante; o homem parece deslocado, mas o barulho e a confusão à sua volta são o ambiente ideal para se alienar dos seus desgostos.

Pinta

Pinta constrói-se com imagens delirantes de estranhas performances que divertem e ao mesmo tempo incitam e questionam. Trata-se pois de uma comédia fina e debochada que se descreve a si própria como erótica pornochanchesca com delírios musicais e uma intimidade caseira. Neste filme, razão e lógica são colocadas à prova o tempo todo, mas ainda assim o que sobressai desses quadros recheados de dublagens, dublês, remixes, covers estéticos‚Ķ é justamente o esforço de construção de um universo coerente, vivo, e principalmente contínuo. Jorge Alencar junta neste filme todas as áreas com que trabalha – performance, audiovisual, dança e teatro ‚ e mostra, com um resultado surpreendente, que não há limites para as experiências com cinema.

Naomi Campbel

Yermén é uma mulher transexual que trabalha como cartomante e tem como passatempo filmar os vizinhos e os cães abandonados que circulam pelo bairro a partir do seu apartamento, nos arredores de Santiago. As pessoas não sabem ao certo se ela é uma mulher ou um homem e suspeitam que seja bruxa. O sonho de Yermén é mudar de sexo e para isso inscreve-se num concurso de televisão cujo prémio é uma cirurgia plástica à sua escolha. É então que conhece uma estranha imigrante empenhada em ficar igual à Naomi Campbell (com duplo L, a original). Num estilo que mistura uma narrativa simples com os vídeos filmados por Yermén e que vão revelando, pelos seus próprios olhos, quem ela é num tom mais documental, este primeiro filme de Nicolás Videla e Camila José Donoso é em si o próprio tema da não conformidade.

Ponto Morto

Ponto Morto acompanha a viagem de automóvel de um casal que parte de férias. No caminho encontram uma mulher morta num acidente de carro e a viagem toma um outro rumo.

Night for Day

Night For Day, traz de novo ao IndieLisboa o realizador experimental Bjorn Kämerer (de Aim, Escalator e Dawn) num filme em que o movimento da luz numa corrente horizontal contínua permite uma série de associações e remete para a própria essência do filme.

Obvious Child

A partir da curta metragem com o mesmo título que realizou em 2009, Gillian Robespierre retoma neste Obvious Child o mesmo tema desenvolvido e cheio de humor. Donna Stern, interpretada por Jenny Slate, faz com algum sucesso números de stand-up comedy em Brooklyn até ao dia em que, deixada por um namorado que se diz farto de ver a sua vida íntima exposta em números cómicos, tem um desempenho lamentável e, depois de beber muito, acaba por ir para a cama com um rapaz que tem muito pouco a ver com ela. Algum tempo depois descobre que está grávida e quando finalmente decide ter a criança não sabe como dar a notícia ao rapaz, que é afinal um tipo invulgarmente decente.

P3ND3JO5

P3ND3JO5 (ou pendejos: calão para jovens, idiotas e pior) é um musical sobre fantasmas e skaters dos subúrbios de Buenos Aires. Quase sem diálogos e alguns intertítulos, a música, com ritmo de cúmbia colombiana, electrónica, e muito de Puccini, desempenha um papel importante na construção do ambiente hipnótico potenciado por imagens, sobretudo de rostos, a preto e branco, em formato 4:3. Repleto de referências ao cinema mudo, o filme desenvolve-se em torno de duas histórias de amor, da saudade errante de um jovem e de um crime ligado à corrupção policial e ao tráfico de drogas. Trata-se, como diz Raúl Perrone, de uma ópera cúmbia em três actos com coda.

Revolução Industrial

As indústrias do vale do Rio Ave, que nasce na Serra da Cabreira e desagua em Vila do Conde, foram durante muito tempo uma marca de desenvolvimento da região. Nas margens do rio cresceram cidades em torno de fábricas, construíram-se estradas e auto-estradas, transformaram-se pequenas aldeias em meios urbanos aparentemente prósperos. A nova geografia do Ave é contada neste documentário de Tiago Hespanha e Frederico Lobo em histórias ao longo do rio, onde o passado é lembrado, o presente vivido e o futuro talvez já não seja aquele que a industrialização prometia.

Sottoripa

Mais do que um documentário, Sottoripa é uma homenagem ao bairro do centro histórico de Génova a partir de um poema de Julian Stannard; com recurso a imagens de filmes dos anos 50 (Luigi Comencini, Guido Brignone), de filmes privados e documentários da mesma época que recriam os ambientes do bairro neste filme com o tempo certo de um poema.

Square Dance, Los Angeles County, California, 2013

A partir de fotografias tiradas por Russell Lee ao abrigo de um programa federal de ajuda a agricultores afectados pela Grande Depressão que recolhia retratos de migrantes zonas rurais, Sílvia das Fadas constrói esta Square Dance, Los Angeles County, California, 2013 que recupera, de acordo com as emoções que as fotografias lhe suscitam, a vida e as relações destas pessoas.

Suzanne

A história de Suzanne é contada ao longo de 25 anos, desde a sua infância ao lado da irmã e do pai, passando por uma adolescência rebelde que compromete para sempre a vida dela e da família. As (más) escolhas de Suzanne, interpretada por Sara Forestier, arrastam sempre aqueles que a amam e se mantêm à sua volta, mesmo sabendo que o seu amor é insuficiente para a salvar dela própria. As elipses que marcam o compasso da história, levam-nos uma e outra vez a uma rapariga/mulher perdida e a uma família que, apesar de tudo, nunca desiste dela, acentuando o quanto a realizadora Katell Quillévéré privilegia as emoções em detrimento das explicações.

Swim Little Fish Swim

Em Nova Iorque, Lilas, uma francesa aspirante a artista com o visto prestes a expirar e uma mãe a pressionar o seu regresso acaba a passar uns dias no sofá da casa de Leeward, até ter de embarcar no voo de volta para o seu país. A mulher de Leeward, Mary, não está satisfeita com presença da rapariga lá em casa nem com a recusa do marido em sacrificar os seus ideais artísticos para compor jingle que lhes dê algum dinheiro. Lilas, pelo contrário, encoraja Leeward a realizar o seu projecto de fazer música com os brinquedos da filha. Mais tarde ou mais cedo, todos temos de crescer, mas isso não significa que tenhamos de desistir dos nossos sonhos ou, pelo menos, da capacidade de sonhar, sobretudo quando se vive em Nova Iorque.

Tales on Blindness

Neste documentário, Cláudia Alves vai até à India, na companhia de uma amiga brasileira e outra indiana, para procurar vestígios de um passado colonial. Na viagem cruza-se com várias personagens e através delas vai percebendo o alcance da presença portuguesa na Índia e a história comum aos dois países. Mas em cada encontro surge um novo conto, um mito, tantas formas de dar a conhecer uma ideia e um país. São essas histórias fantásticas, estes Tales on Blindness, que nos contam em diferentes fragmentos e ao longo da viagem a Índia que a realizadora descobriu.

Terra Infirma

Em Terra Infirma a animação acompanha o movimento de objectos sujeitos às oscilações da terra.

Ultima donna

Um homem de uma certa idade de uma família da classe média é forçado a passar o tempo com uma nova companheira.

Le tombeau des filles

Sissi e Victoria são irmãs. Enquanto a mais nova está, aos poucos, a sair do mundo da infância, a mais velha tenta em vão ser adulta. No quarto que partilham, Sissi prepara-se para uma competição de ginástica e Victoria para as andanças dos rapazes.

L'Enfant d'en haut

Uma estância de luxo na Suíça. Simon, de 12 anos, vive no vale em baixo, com a irmã desempregada. Apanha todos os dias o elevador para o opulento mundo lá de cima e rouba os turistas. Perde os seus laços. Confrontado com a verdade de que ele e a irmã têm estado a fugir, procura refúgio lá em cima.

Son jour à elle

Chiara tem 12 anos. É o seu crisma. A família precipita-se toda para uma cabine, para tirar um retrato de grupo comemorativo da ocasião. Mas Chiara não se sente muito bem.