Este documentário poético sobre a Costa da Morte, na Galiza, de onde é natural Lois Patiño, observa a paisagem local com a distância e o tempo de quem conhece a sua geografia e as suas histórias. Para isso o realizador utiliza um método que compreende uma dupla distância: a da imagem e a do som. A imagem é sempre fixa, distante, parada no tempo para que possamos observá-la em todas as subtilezas, para que a possamos escutar; o som é por isso próximo: ouvimos o respirar das pessoas que a atravessam, que a trabalham, as histórias que contam; sabemos que as pessoas estão ali, não é certo que saibamos quem diz o quê, mas isso não é relevante já que o som pertence à paisagem, é ela quem fala e respira. A paisagem é, afinal, diz o realizador, composta por estratos de tempo condensados numa imagem; as vozes das pessoas pertencem a esse tempo: ao passado que evocam e ao presente em que se movem. Na tranquilidade do filme, se nos deixarmos ir quase nos podemos fundir na paisagem.
Secção: Cinema emergente
Maverick é um abutre que conhece a violência desde que nasceu e por isso se torna líder de um bando criminoso em Faroeste ‚ um autêntico western, uma animação brasileira que brinca com o universo da Warner Bros.
Sattuman Syyt parte da ideia de que os acasos conduzem a vida e mostra-nos, num documentário de enorme sensibilidade, as imagens em 35mm e 16mm que Virke Lehtinen filmou, muitas vezes acidentalmente, ao longo de 50 anos.
A Million Miles Away cria, numa grafia muito actual, uma estética dos anos 80 para abordar um tema comum a todas a épocas; neste filme, uma aula de coro aproxima uma professora substituta de um grupo de adolescentes entediadas através de uma canção entoada com uma força arrebatadora.
Nos anos 70, um jovem realizador jugoslavo, Karpo Godina, viajou com uma câmara pela região de Voivodina unindo cada uma das aldeias num filme que o tempo perdeu e de que sobram apenas fragmentos; quarenta anos mais tarde, Karpotrotter é um documentário munido de algumas sequências do filme original que refaz a primeira viagem.
Anal Juke é uma bizarra animação japonesa sob a forma de caleidoscópio escatológico de cor e som, inspirada num sonho da realizadora, onde aparecia de forma deselegante o seu ex-namorado.
Depois de ter estado, no ano passado, no IndieLisboa com o filme Orléans, Virgil Vernier regressa agora com Andorre que retrata o principado como um grande centro comercial no meio das montanhas, onde se vendem promessas de felicidade.
A animação japonesa Anomalies, de Atsushi Wada que em 2012 recebeu no IndieLisboa uma menção honrosa com “The Great Rabbit”, coreografa a oração, a fé e a devoção que move os que temem a existência de monstros secretos.
Antero é um homem que acabou de sair da prisão onde passou os últimos anos e regressa à sua aldeia movido por um desejo de vingança que o ajude a recuperar a sua dignidade.
O título é apenas uma referência ao velho Pontiac azul que, no início do filme, serve de casa a Dwight, um mendigo que recolhe garrafas de plástico pela praia. A notícia da libertação de um prisioneiro que cumpriu pena por duplo homicídio faz com que este homem, aparentemente calmo, roube uma carrinha e uma arma motivado pelo desejo de vingança. É no processo que ficamos a saber o episódio que motivou o desejo de vingança, mas também que Dwight é, afinal, um assassino amador com uma estranha obsessão por armas. A vingança desenrola um inevitável ciclo de violência, mas o protagonista revela-se emocionalmente relutante em prosseguir o derramamento de sangue. É raro ver-se um vingador deprimido mas é precisamente esse traço que dá a Blue Ruin um rumo diferente.
No Reino de Portugal, em 1859, Boa Noite Cinderela recupera o conto da Gata Borralheira numa versão mais carnal, mais materialista, menos romântica, onde é imprecisa a fronteira que separa o desejo de ter e de ser a dona do sapato.
Daddies entrevista dez homens gay que enquanto se despem falam da sua identidade daddy (um termo utilizado para designar homens mais velhos), das suas relações, do poliamor, do seu pénis e dos desejos sexuais; é o regresso de António da Silva ao IndieLisboa, depois de no ano passado ter vencido a competição nacional com Gingers.
Ennui Ennui é um filme em três línguas, que mistura drones, o presidente dos Estados Unidos, a troca de noivas tribal e o voluntariado ocidental numa paródia de Gabriel Abrantes sobre o conflito militar no Afeganistão.
Hinoki Farm apresenta-nos o Sr. e a Sra. Kikuchi e a sua quinta nas montanhas da ilha de Kyushu, no Japão; ao ritmo das exigências do trabalho no campo somos confrontados com um conceito de vida e de envelhecimento.
No documentário Jerry & Me, a realizadora iraniana Mehrnaz Saeedvafa analisa o papel que os filmes de Hollywood, sobretudo os de Jerry Lewis, tiveram tanto na sua juventude passada no Irão pré-revolucionário como depois de se mudar para os Estados Unidos.
Em Junk Head 1, um filme animado de ficção científica em stop motion, a humanidade procura nos clones que vivem num mundo subterrâneo uma informação genética perdida; o confronto é inevitável e a luta promete continuar.
L for Leisure é uma comédia irónica que recria os ambientes dos anos 90, muitos deles a parecer saídos das séries juvenis de televisão que marcaram essa época. O filme divaga pelas férias destes jovens estudantes ao longo do calendário escolar, nos anos de 1992-1993 e acompanha a sua preguiça, os seus momentos de diversão e as intermináveis conversas sobre a idade adulta, estilos de vida, universos paralelos e desporto, tudo ao som de uma banda sonora original que ora fica em segundo plano, ora toma conta da cena em devaneios prolongados. Os realizadores Lev Kalman e Whitney Horn regressam neste filme aos tempos da sua juventude e contam com a participação de alguns amigos como Gabriel Abrantes e Mati Diop que aqui são apenas actores.
Little Revolutions é uma exaltação poética do quotidiano e dos momentos em família: um casal de refugiados romenos e as filhas preparam-se para celebrar o Natal em Nova Iorque, em 1989; enquanto a mais nova procura uma lagarta perdida, a televisão transmite o julgamento de Ceausescu.