Competição Internacional
Secção composta por primeiras, segundas e terceiras obras nunca antes mostradas publicamente em Portugal. Foram finalizadas no ano em que decorre o festival ou no ano anterior. Nesta secção concorrem longas e curtas-metragens (em programas separados).
Competição Nacional
A Competição Nacional reúne longas e curtas metragens portuguesas que têm, na sua maioria, a primeira apresentação mundial no IndieLisboa.
Novíssimos
Secção competitiva constituída por um conjunto de filmes de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos. Alguns realizaram o seu filme em contexto escolar, outros foram destemidos ao ponto de realizarem sozinhos uma primeira obra, independentemente de qualquer apoio.
Silvestre
Mostrando obras de jovens cineastas e autores consagrados, esta secção competitiva encontra na singularidade a sua norma. Mostramos, sob a asa de Silvestre, obras que rejeitem fórmulas consagradas, que despertem novas linguagens e cuja rebeldia espelhe o espírito do festival.
Foco Silvestre
Foco na obra de vozes fortes do novo cinema. Este ano no trabalho do cineasta colombiano Camilo Restrepo, cuja passagem pelo festival será a quarta, realizador de Los Conductos (2020), La Impresion de una guerra (2016) ou Cilaos (2017).
IndieJúnior
Secção do IndieLisboa dedicada aos espectadores mais novos com projecções, oficinas, actividades culturais e espaços de criação pensados para os mais pequenos e as suas famílias.
IndieMusic
A ligação entre o cinema e a música está no epicentro desta secção competitiva. No IndieMusic abraçamos filmes sobre músicos e bandas de todo o mundo, mergulhando não raras vezes nos contextos históricos, políticos e sociais que acompanham as movimentações musicais.
Director’s Cut
Filmes novos que mergulham na memória do cinema como principal inspiração e matéria-prima e filmes que retrabalham o património visual cinematográfico.
Boca Do Inferno Nesta secção programam-se obras que rasgam fronteiras de registo e de temas, sem tabus. São programados filmes desconcertantes, temas fracturantes, obras que serão melhor compreendidas (e digeridas) sob o signo da meia-noite.
Sessões Especiais
Estão programados nesta secção o filme de abertura, o filme de encerramento e outras ante-estreias assim como programas temáticos relativos à edição.
Programa 5L
Este ciclo é o resultado de uma parceria entre o IndieLisboa e o Lisboa 5L, o novo festival literário da cidade de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e consagrado às cinco dimensões culturais que dão título à iniciativa: língua, literatura, livros, livrarias e leitura. Neste ciclo, serão exibidos e comentados cinco filmes em que o cinema adapta, interpreta, transforma ou documenta cada uma destas cinco dimensões.