No final dos anos 90, Reinhart e Widrich inventaram o processo “tx-transform” que inverte os eixos cinemáticos do tempo e do espaço. Agora filmaram num cinema de Berlim, com 135 actores e usando uma OmniCam-360. O resultado é algo nunca antes visto.
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Os filmes de Virgil Widrich são epopeias conceptuais (mais difíceis de explicar do que ver). Após “Copy Shop” converter em fotocópias os fotogramas da rodagem, “Fast Film” aplicar essa técnica à história do cinema em origami e de “Black Track” regressar a essa espacialização em versão 3D translúcida, “TX-Reverse” retoma a técnica de inversão dos eixos espaço-tempo de “TX-Transform” com uma câmara de 360º 10K, numa sala de cinema onde se exibe o próprio filme. O resultado: uma sucessão de deformações dançantes que, no sumo da tecnologia, reduzem o cinema a uma arte das sombras. (Ricardo Vieira Lisboa)
Os filmes de Virgil Widrich são epopeias conceptuais (mais difíceis de explicar do que ver). Após “Copy Shop” converter em fotocópias os fotogramas da rodagem, “Fast Film” aplicar essa técnica à história do cinema em origami e de “Black Track” regressar a essa espacialização em versão 3D translúcida, “TX-Reverse” retoma a técnica de inversão dos eixos espaço-tempo de “TX-Transform” com uma câmara de 360º 10K, numa sala de cinema onde se exibe o próprio filme. O resultado: uma sucessão de deformações dançantes que, no sumo da tecnologia, reduzem o cinema a uma arte das sombras. (Ricardo Vieira Lisboa)