Le Pont des Arts

Eugéne Green

IndieLisboa 2005 •

France, Fiction, 2004, 126′

Dois jovens, Paris, 1980. Sarah é uma cantora lírica barroca e Pascal é um estudante de literatura. Pascal vive num estúdio na Rue Saint-Jacques, visitado cons-tantemente pela sua namorada, Christine, e está, teoricamente, a trabalhar na sua tese de mestrado. Sarah canta num ensemble barroco sob a direcção de um maestro de origem anglo-saxónica que ela chama de O Inominável e vive num apartamento com o seu namorado, Manuel, um programador de computadores. Pascal e Sarah não se conhecem, mas têm duas coisas em comum: ambos vivem com pessoas que os amam, embora não os percebam verdadeiramente, e os dois são profundamente melancólicos. O encontro dos dois acaba por se dar na essência do barroco, tal como Sarah o tinha definido antes: É como ser duas pessoas ao mesmo tempo, e uma delas está viva porque a outra está morta. Ouvindo a comovente voz de Sarah em o Lamento della Ninfa de Monteverdi, a Pont des Arts estende-se sobre o rio Sena, construída pelos homens para preencher um vazio na cidade, e reunir, num único local, a morte e a vida.