A combinação só podia ser explosiva: Matthew McConaughey, Snoop Dogg e Zac Efron no novo filme de Harmony Korine (“Mister Lonely” e “Spring Breakers”, IndieLisboa 2008 e 2013). Inspirado pelo consumo contínuo de canábis e rum, Moondog é um esdrúxulo e milionário escritor alucinado. Algures entre o The Dude do “The Big Lebowski” e a figura de Charles Bukowski, vagueia pelas praias quentes da Califórnia com a sua cabeleira loura, as camisas havaianas e uma máquina de escrever, vivendo ao máximo para depois destilar essa experiência num soneto. A literatura nunca deu tanto gozo.
Realizador: Harmony Korine
Um imitador de Michael Jackson vive sozinho em Paris, onde faz espectáculos de rua. Numa das suas representações num lar de idosos apaixona-se por uma bela sósia de Marilyn Monroe, que lhe sugere mudar-se para uma comunidade de imitadores nas Terras Altas. No castelo de praia, Michael depara com a preparação da primeira das galas da comunidade onde todos se encontram – Abe Lincoln, Little Red Riding Hood, os Three Stooges, os Queen, o Papa, Madonna, Buckwheat, Sammy Davis Jr‚Ķe também a filha de Marilyn, Shirley Temple, e o seu possessivo marido, Charlie Chaplin.
Há 15 anos, numa entrevista a David Letterman, Korine dizia, a propósito de Gummo e do seu cinema, que o que gostava de ver nos filmes eram imagens a virem de todos os lados”. Uma tradição à qual se manteve fiel e que explode logo no primeiro plano de Spring Breakers, num banho de cor e de pele tão electrizante como a música de Skrillex que o acompanha. E não é só por isso que Harmony Korine é o mestre das combinações improváveis. Nas mãos deste realizador, todos os adolescentes são seres estranhos com uma forte atracção pelo abismo. O que desconcerta ainda mais aqui é que Korine tenha agarrado em três estrelas pop do universo televisivo infanto-juvenil e as tenha transformado em mercenárias da vontade de James Franco, num brilhante cliché do drug dealer hiper-sedutor. Se é para fazer uma viagem de finalistas, então que seja épica. (M. M.)