Filmes novos que mergulham na memória do cinema como principal inspiração e matéria-prima e filmes que retrabalham o património visual cinematográfico.
- O Amor Dentro da Câmera, Jamille Fortunado, Lara Beck Belov | doc., Brasil, 2021, 85’
- Diálogo de Sombras, Júlio Alves | doc./exp., Portugal, 2021, 60’
- Edge of Doom, Michaela Grill | doc./exp., Áustria, 2020, 3’
- Fitas Cirúrgykas, Edgar Pêra | exp./fic., Portugal, 2021, 10’
- Forensickness, Chloé Galibert-Laîné | doc., França/Alemanha, 2020, 40’
- Hopper/Welles, Orson Welles | doc., EUA/Polónia, 2020, 130’
- The Last Stage, Wanda Jakubowska | fic., Polónia, 1948, 109’
- Lo que no se ve ni se oye, Clara Cullen | doc., Argentina, 2020, 35’
- Lotte Eisner. Un lieu, nulle part, Timon Koulmasis | doc., França/Alemanha, 2021, 60’
- No existen treinta y seis maneras de mostrar cómo un hombre se sube a un caballo, Nicolás Zukerfeld | doc./exp., Argentina, 2020, 63’
- Patent Nr. 314805, Mika Taanila | doc./exp., Finlândia, 2020, 2’
- A Távola de Rocha, Samuel Barbosa | doc., Portugal/Japão, 2021, 94’
- Thinner Than Two Ten-thousandths of a Millimetre, Gregor Eldarb | exp., Áustria, 2020, 8’
- Watching the Detectives, Chris Kennedy | doc./exp., Canadá, 2017, 36’
DIRECTOR’S CUT – EM CONTEXTO
- O Sangue, Pedro Costa | fic., Portugal, 1989, 95’
- Silver River, Raoul Walsh | fic., EUA, 1948, 110’
- Tabu: A Story of the South Seas, F.W. Murnau | fic., EUA, 1931, 81’
- Três Dias Sem Deus, Bárbara Vírgina | fic., Portugal, 1946, 25’
- Os Verdes Anos, Paulo Rocha | fic., Portugal, 1963, 91’