Em 2021 celebramos 9 anos da parceria entre o IndieLisboa e o Panorama Internacional Coisa de Cinema, festival realizado em Salvador, na Baía. Uma parceria estabelecida em 2013 e que faz com que todos os anos o IndieLisboa atribua prémios a filmes da competição brasileira do festival, que acabam por serem seleccionados para a edição seguinte do IndieLisboa.
Nesta edição 2021 do Panorama atribuímos dois prémios: o prémio IndieLisboa para melhor longa metragem e o prémio IndieLisboa para melhor curta metragem. A cerimónia para entrega dos prémios foi realizada ontem, último dia do festival, na plataforma online Zoom, onde anunciámos os dois filmes vencedores.
O Amor dentro da Câmera (imagem em destaque), de Lara Beck Belov e Jamille Fortunato, foi a longa metragem escolhida por nós este ano. O documentário parte da história de vida, amor e cinema do casal Conceição e Orlando Senna, um romance de mais de 50 anos que se mistura com a história do cinema brasileiro e latino-americano. A produção baiana vai ser exibida na secção Director’s Cut do IndieLisboa 2021.
Já a curta metragem escolhida foi Noite de Seresta, de Sávio Fernandes e Muniz Filho. O filme conta a história de Kátia, uma mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por midis de karaoke. Quando canta, o seu corpo e a sua alma expandem-se, não ficam circunscritos a um palco, percorrem o ambiente, dançam, sorriem, interagem e contagiam o seu público, as mazelas da vida se apagam. Nesse documentário observamos um desses momentos da cantora, conhecendo um pouco de sua vida e sua forma de estar no mundo. Viramos também o seu público, que é agraciado com a sua energia, que canta junto, que espia. Noite de Seresta agora faz parte das selecção da Competição Internacional do IndieLisboa este ano.