A atriz, de origem dinamarquesa, conhecida pelos seus papéis em filmes de Jean-Luc Godard e ícone da Nouvelle Vague, morreu este sábado, vítima de um cancro. Tinha 79 anos.
Anna Karina participou em sete filmes de Godard nos anos 60, recorda o jornal Le Monde.
Anna Karina foi eleita um dos Heróis Independentes da edição do IndieLisboa 2019, que revelou a sua filmografia no contexto da Nouvelle Vague em sessões que decorreram organizadas em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Devido a questões de saúde, a actriz não pôde estar presente na sua retrospectiva.
Apesar de não ter conseguido vir até Portugal, a actriz escreveu uma nota especialmente para o festival e o seu público:
“Chers organisateurs, bénévoles et public ayant lieu à Lisbonne, c’est avec sincerité que je regrette de ne pas pouvoir venir pour fêter avec vou ce merveilleux hommage qui m’est consacré cette anné 2019. Mais actuellement victime d’une grande fatigue et d’une vaste fragilité, il m’est pour l’istant déconseillé de voyager.
Pardonnez moi de nes pas ette avec vous. De tout mon couer, j’embrasse le festival ainsi que son public.”
“Queridos organizadores, voluntários e público que está ocorrendo em Lisboa, é com sinceridade que lamento não ter podido celebrar com vocês este maravilhoso tributo que me foi dedicado este ano de 2019. Mas atualmente vítima de grande fadiga e de uma vasta fragilidade, não é aconselhável para mim viajar.
Perdoem-me por não estar com vocês. De todo o coração, abraço o festival e também o público.”
Para sempre, o nosso Herói Independente.
Obrigado, Anna Karina.