IndieJúnior: um mundo de possibilidades para estimular os sentidos

É a secção mais divertida do festival, esta que junta pequenos e graúdos em torno da magia do cinema. A decorrer em, paralelo com a programação “mais adulta”, o IndieJúnior promove, entre 2 e 12 de Maio, sessões de cinema para todas as idades e espaços onde a brincadeira e o conhecimento andam de mão dada. Uma programação diversa que serve para aguçar os sentidos!

VER … para reencontrar

São várias sessões para todas as idades que, ao longo da semana do festival, vão fazer as delícias dos mais pequenos, mas o IndieJúnior não se faz só de espaços para os mais-novos e, por isso mesmo, este ano apostamos na criação de duas sessões especiais que querem trazer a família ao cinema. Aproveitando o imaginário deixado pelo Vasco Granja, o IndieJúnior viaja este ano à Polónia, numa sessão de curtas dos anos 60 que juntará o imaginários de pais e avós em torno das mais engraçadas histórias. E porque Maio é mês de Primavera, vamos convidar todas as famílias para um programa de Verão: Uma sessão de cinema para todos (Algures entre o Céu e a Terra) seguida de um piquenique na relva com muita música, actividades e diversão!

TOCAR … para animar

Desenhar, pintar e colar. Criar um livro e aprender a transformar desenhos em movimento é o desafio das oficinas Caras e Caretas e PLIM! Fez-se um filme. Dois espaços desenvolvidos pela equipa da Casa do Nic e Inês que vão ensinar pais e filhos a transformarem as suas histórias num divertido livro animado!

OUVIR… para imitar

Sabes que a tua voz, o teu corpo e objectos lá de casa podem construir sons para um filme? É isso que vamos fazer no Cinema São Jorge, nas oficinas Levar o Som ao Cinema e Som, vamos ao cinema? Com a ajuda da voz e de técnicas da rádio vamos aprender a imitar os sons que dão vida aos filmes! Com a ajuda de Sandy Gageiro, sonorizar um filme nunca foi tão fácil e divertido!

MEXER.. para não ter vergonha

Vamos Sair da caixa? Fazer diferente, fugir da zona de conforto, ver de um novo ponto de vista… tudo isto, a partir do corpo e da teatralidade do movimento. Uma oficina para pais e filhos que queiram desafiar-se a tentar outras formas. Vamos testar os limites entre o quotidiano e o extraordinário, a partir de propostas muito simples, que nos vão baralhar o sistema, chocalhar os neurónios e acordar de novo! Oficina organizada por Joana Pupo.