O IndieJúnior está a chegar e nesta edição o convite é para mergulhar

O IndieJúnior está quase a chegar e com ele regressam os filmes para o público mais novo do IndieLisboa. A edição deste ano promete mergulhos frescos, arriscados e divertidos para os mais novos e as suas famílias. Os maiores e mais espectaculares acontecerão nas salas de cinema – seja numa piscina feita de papel (como em A Mergulhadora) num monte de nuvens fofas e brancas (como em Papagaio de Papel) ou numa montanha cheia de neve (como em Fora da Pista).

Mergulhos garantidos também na área da música, com o cine-concerto desenvolvido em parceria com a Casa da Música. De um lado a música original, a cargo de três músicos residentes da Serviço Educativo da Casa da Música, António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe). Do outro, filmes de dois dos grandes heróis do cinema mudo: Charlie Chaplin (Easy Street) e Buster Keaton (One Week). A viagem aos primórdios do cinema, acontecerá a 4 de Maio, pelas 16h00, no Grande Auditório da Culturgest.

Destaque ainda para a sessão Algures entre o Céu e a Terra, que juntará curtas metragens que vão fazer as delícias dos pequeninos e dos crescidos e que celebram as relações, sejam elas entre avós e netos (Papagaio de Papel), entre cães e extraterrestres (Embaixadores do Cosmos), ou entre uma gata e a sua dona (A Gata Badocha). O programa para este momento fica completo com um “Piquenique na Relva” aberto a toda a família.

Dividido entre sessões para escolas e sessões para famílias o IndieJúnior apresenta sessões de cinema composta por curtas metragens inéditas e recentes de todo o mundo, programadas por idades: pré-escolar/+3 anos; 1º ciclo/+6 anos, 2º ciclo/+9 anos; 3º ciclo/+12 anos. Estes filmes estão em competição e o público que visita o festival tem uma palavra a dizer no fim de cada sessão, votando nos filmes que gosta e contribuindo para a decisão do prémio do público.

Os filmes de animação, ficção e documentário, são escolhidos de modo a corresponderem aos interesses, problemáticas e inspirações de cada faixa etária, com o objectivo de estabelecer uma relação de comunicação entre obra e espectador, deixando espaço para o debate, reflexão, diversão e invenção no festival, na escola, em casa e na vida. O programa completo de filmes e actividades paralelas da secção infanto-juvenil do festival será divulgado no início de Abril.

O serviço educativo do festival, que trabalha em parceria com escolas de todo o país, tem já agendadas 27 sessões para alunos e professores. São mais de 8000 crianças e jovens inscritos até ao momento. Para reservar os seu lugares nas sessões escolas, siga o link: www.indiejunior.com/escolaslisboa