Júris oficiais
Competição Internacional
Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa
15.000 Euros
Prémio Especial do Júri Canais TVCine & Séries
Aquisição dos direitos do filme para Portugal
Adina Pintilie
No panorama cinematográfico romeno, o seu corpo de trabalho destaca-se pelo estilo visual autoral, pela experimentação cinematográfica e pelo seu interesse pela mente humana. A sua primeira longa metragem Touch Me Not ganhou o Urso de Ouro e o Prémio para Melhor Primeira Obra na Berlinale 2018. O filme fez um impressionante circuito de festivais e foi adquirido para distribuição em mais de 35 países. Realizou ainda os filmes Don’t Get Me Wrong, Oxygen, Diary#2 e Sandpit#186, exibidos e premiados em festivais por todo o mundo.
Boyd van Hoeij
Escritor freelancer, vive entre Paris e o Luxemburgo. Como crítico colaborou com a Variety, e colabora agora com o The Hollywood Reporter, desde 2013. É editor de cinema da Winq (Holanda) e contribui regularmente para o De Filmkrant. Além de escrever sobre cinema, é programador do Luxembourg City Film Festival e presidente do Comité de Selecção do Luxembourg Film Fund. Leccionou cursos de crítica de cinema e conduziu análises de filmes clássicos em países tão variados quanto a Lituânia, Portugal, Hungria, Irlanda e Estados Unidos.
Ivo Ferreira
Nasceu em Lisboa em 1975. Depois da Escola Artística António Arroio, deixa a London Film School e a Universidade em Budapeste por uma viagem à China que marca para sempre a sua vida. Em Macau começa a sua actividade como (co)realizador com O Homem da Bicicleta. Segue-se O que Foi, e uma longa, Em Volta. Em 2009 estreia no IFFR Águas Mil. Entretanto fez curtas – O Estrangeiro, Salto, Na Escama do Dragão, Equinócio – e documentários -Vai com o Vento, À Procura de Sabino. Em 2016 Cartas da Guerra estreia em competição na Berlinale.
Grande Prémio de Curta Metragem
4000 Euros
Prémios Turismo de Macau: Animação, Documentário, Ficção
500 Euros (por categoria)
David Santos/Noiserv
Já lhe chamaram “homem-orquestra” ou “banda de um homem só”. Tem um percurso marcado pela composição e interpretação musical de temas que viajam entre a memória, sonho e a realidade. Conta com o bem sucedido disco de estreiaOne Hundred Miles from Thoughtlessness em 2008, o EP A Day in the Day of the Daysem 2010 e em Outubro de 2013 editou Almost Visible Orchestra, distinguido como Melhor Disco de 2013 pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 editou o seu disco mais recente, 00:00:00:00. Contribui também para o panorama do cinema e teatro nacional.
John Canciani
É o director artístico do Internationale Kurzfilmtage Winterthur desde 2012. Foi director de programação do Kurz und Knapp de 2006 a 2012. Em 2009, tornou-se membro do comité de selecção e direcção do Swiss Youth Film Festival, em Zurique. Também é, desde 2013, curador do Cinema Cameo (Filmfoyer Winterthur). Foi ainda curador de vários programas apresentados internacionalmente e membro do júri em inúmeros festivais. O seu filme Tokyo Rock n Roll (2007) foi exibido em 18 festivais em todo o mundo.
Payal Kapadia
Cineasta e artista de Bombaim. É entre leves e efémeros gestos femininos que tenta encontrar a verdade do seu cinema. O seu filme Afternoon Clouds estreou no Cinéfondation em Cannes 2017 e foi seleccionado para inúmeros festivais. O documentário And What is the Summer Saying estreou na Berlinale 2018, recebeu o Prémio Especial do Júri no IDFA e o prémio para melhor curta em Friburgo. A sua curta The Last Mango Before Monsoon estreou em Oberhausen 2015, onde recebeu o Prémio FIPRESCI e o Prémio Especial do Júri.
Competição Nacional
Prémio Allianz para Melhor Longa Metragem Portuguesa
7500 Euros
Prémio Melhor Realizador para Longa Metragem Portuguesa
1000 Euros
Prémio Dolce Gusto para Melhor Curta Metragem Portuguesa
2000 Euros
Prémio Novo Talento FCSH/NOVA
1500 Euros
Arnaud Gourmelen
Nascido em 1976 em Paris, começou a programar para festivais como Angers, Brest, Biarritz e Pantin. Em 2005 tornou-se coordenador de programação do Premiers Plans Angers, no qual descobriu novos cineastas de toda a Europa. Foi também curador de diversas retrospectivas dedicadas, entre outros, a Aki Kaurismäki, Pier Paolo Pasolini, Jean-Luc Godard, Barbet Schroeder, Nanni Moretti e Luis Buñuel. De 2011 a 2018, foi programador da Quinzena dos Realizadores de Cannes. É consultor de programação para Karlovy Vary, Bruxelas e Zurique.
Iván Villarmea Alvarez
Iván Villarmea Álvarez(A Corunha, 1981) trabalha como investigador de pós-doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. É autor do livro Documenting Cityscapes. Urban Change in Contemporary Non-Fiction Film(2015) e co-editor dos volumes Jugar con la Memória. El Cine Portugués en el Siglo XXI(2014) e New Approaches to Cinematic Space(2019). Desde 2011 escreve na revista digital de crítica cinematográfica A Cuarta Parede.
Patrick Holzapfel
Patrick Holzapfel trabalha como escritor, cineasta e curador. Em 2016 recebeu a bolsa Siegfried-Kracauer. Os seus textos são publicados em vários meios e publicações em alemão e inglês. É editor do site em língua alemã Jugend ohne Filme também colabora com o Austrian Film Museum.
Competição Novíssimos
Prémio Novíssimos The Yellow Color + Portugal Film
2000 Euros em serviços + promoção e venda
Frederico Serra
Realizador e produtor. Um dos fundadores da Take it Easy, produtora independente em Lisboa, focada em storytelling e argumentos baseados em personagens. Produziu curtas metragens, longas metragens e séries de televisão em diversos géneros, desde ficção, passando por documentário, animação, horror ou comédia. Esses projetos reuniram prémios e menções especiais em festivais de cinema em todo o mundo.
Pandora da Cunha Telles
Antes de fundar a sua produtora trabalhou na UniPortugal, Animatógrafo e Filmes de Fundo onde produziu longas e curtas metragens. Em 2009 fundou, com Pablo Iraola, a Ukbar Filmes. Produziu inúmeros projectos de ficção e documentário para cinema e televisão – com uma tendência para a ficção mais narrativa – e investe em novos realizadores portugueses e em projectos internacionais. As suas produções mais recentes foram seleccionadas para os festivais de Cannes, Berlin, Locarno, e IDFA.
Wouter Jansen
Foi coordenador de programação do Go Short – International Short Film Festival Nijmegen durante as primeiras 10 edições. Em 2013, iniciou a distribuidora Some Shorts, especializada em curtas metragens visualmente arrojadas e documentários de longa metragem. Este trabalho resultou num catálogo de filmes estreados nos principais festivais, nos quais os filmes ganharam vários prémios, como os Óscares, os European Film Awards e também prémios principais em Cannes, Berlim, Locarno e Clermont-Ferrand.
Competição Silvestre
Prémio Silvestre para Melhor Longa Metragem
1500 Euros
Prémio Silvestre para Melhor Curta Metragem
1000 Euros
Juliana Antunes
Juliana Antunes estudou cinema, com especialização em realização e argumento, em Belo Horizonte. Realizou, produziu e escreveu a longa Baronesa,vencedora dos festivais de Havana, FIC Valdívia, IndieLisboa, e FIDMarseille em 2017 (e melhor Opera Primapara a revista La Internacional Cinefilia, de Roger Koza). Trabalhou como programadora no CINE 104 e fundou e programa o Cineclube Aranha. Realizou e escreveu a curta Plano Controle, premiada em Brasília (2018) e prepara a sua próxima longa, Bate e Volta Copacabana.
Massimo Lechi
Crítico de cinema e teatro. Estudou Literatura na Universidade de Génova e trabalhou como assistente de realização e assistente de produção durante vários anos. Desde 2006 tem escrito regularmente críticas e reportagens de festivais para revistas italianas e inglesas. Em 2012 publicou o seu primeiro livro e tornou-se professor freelancer de história do cinema e do teatro. Participou em inúmeros festivais como júri, entre eles Thessaloniki, Istambul, Ancara, Drama, Chemnitz, Veneza e Berlim.
Philippe Ciompi
É director de som e faz mistura de voz. Com uma extensa experiência na Grã-Bretanha, Suíça, China, França e outros países. A sua obra explora a forma através da qual o som cria redes perceptivas de espaço e tempo. Trabalha como editor, compositor e artista sonoro, e é professor convidado de design de som na Royal College of Art e na Goldsmiths College, bem como na HEAD. Os seus trabalhos recentes incluem colaborações com Ben Rivers e Ben Russell, Manna Jumana, Dieudo Hamadi, Elene Naveriani, Andrew Kötting e Sarah Vanagt, entre outros.
Rachael Rakes
Curadora principal e coordenadora de programação no De Appel em Amsterdão. Editora-geral da Verso Books e programadora da Film Society of Lincoln Center, na qual faz a co-curadoria do Art of the Real. Foi professora de documentário na The New School e na Harvard Summer School. De 2011 a 2017, foi editora de cinema no Brooklyn Rail, tendo também colaborado com o Artforum e o Village Voice, e outras publicações. Organizou exposições para o A.I.R., Centro Pompidou, ArtCenter/South Florida, Malmö Konsthall, entre outros.
Susana Santos Rodrigues
Programadora delegada em Karlovy Vary e Cinéma du réel para o cinema da América Latina e Portugal, consultora de programação do Bildrausch Film Fest Basel e membro dos comités de seleção do Festival do Rio e do Hubert Bals Fund do IFFR. Consultora internacional do Doha Film Institute; colabora ainda na avaliação de projectos para o programa Media – Europa Criativa da União Europeia. É co-fundadora da Vaivem, distribuidora e produtora, e organiza a mostra itinerante “Semana de Cine Portugués”, na América Latina, e o AR: Festival de Cinema Argentino, em Lisboa.
Competição IndieMusic
Prémio Indiemusic Schweppes
1000 Euros
Bruno Pernadas
Licenciado em Música – variante de Jazz – pela Escola Superior de Música de Lisboa. Iniciou o seu percurso aos 13 anos com o estudo de Guitarra Clássica, estudando depois Jazz na Escola Luiz Villas-Boas. Lançou três discos, nos quais combina vários géneros musicais, como jazz, space age pop e música electrónica. Faz parte dos grupos Minta & The Brook Trout, Suzie’sVelvet, The Sun Ra Project, Montanhas Azuis e Kikagaku Moyo (a última como produtor). Trabalha regularmente como compositor para cinema, TV, teatro e dança contemporânea.
Isilda Sanches
É conhecida sobretudo como jornalista e divulgadora musical, mas também trabalhou em cinema e televisão, após a conclusão do Curso de Comunicação Social na Universidade Nova, em 1992. A divulgação musical acabou por ser o seu território mais natural, escreveu em jornais como Capital, Blitz, Já ou Diário de Notícias e trabalhou nas rádios XFM, Voxx, Marginal e Oxigénio (onde esteve 16 anos). Actualmente faz parte da equipa da Antena 3.
Tiago da Bernarda/Gato Mariano
Ilustrador freelancer, autor da webcomic O Gato Mariano. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e, posteriormente, tirou o curso de Ilustração para Novos Media na ETIC. Colaborou com festivais como Milhões de Festa, Zigurfest ou Black Bass – Évora Fest e ocasionalmente com o site Rimas e Batidas. Em 2019, lançou a antologia O Gato Mariano: Críticas Felinas(2014-2018) que reúne ilustrações das suas críticas direcionadas à música independente portuguesa.
Júris não oficiais
Os júris não oficiais são parceiros do festival, atribuindo prémios consoante categorias determinadas e com os seus próprios critérios, dentro da programação do IndieLisboa 2018.
Júri Amnistia Internactional
Prémio Amnistia Internacional
(1500 euros)
Inês Castel-Branco (Actriz)
Manuel Azevedo Coutinho (Direcção da Amnistia Internacional/ Amnesty International Direction)
Margarida David Cardoso (Jornalista/ Journalist)
Júri Árvore da Vida
Prémio Árvore da Vida para Filme Português
(2000 euros)
Inês Gil (Docente universitária, Realizadora/Professor, Director)
Inês Espada Vieira (Docente universitária/Professor)
Vitor Gonçalves (Pároco/Parish Priest, Patriarcado de Lisboa)
Júri Escolas
Prémio Escolas
Beatriz Silva – Escola Artística António Arroio
João Melo – Colégio das Artes Casa Pia
Madalena Lourenço – Escola Secundária de Camões
Júri Universidades
Prémio Universidades
Denis Tchievki – IADE
Patrícia Lima – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
Pedro Antunes – Ar.co
Pedro Teixeira – Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC)
Tiago Ramos – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)
Júri do Público
Competição Internacional, Competição Nacional, Silvestre, Novíssimos, IndieJúnior, Boca do Inferno
Prémio Longa Metragem
(2000 Euros)
Prémio Curta Metragem
(1000 Euros)
Prémio do Público IndieJúnior
(500 Euros)