Encontros com Heróis Independentes e Outras Talks

Seleccionado como um dos heróis independentes deste ano, Jem Cohen estará em Lisboa não só para apresentar a retrospectiva que o festival lhe dedica, mas também para uma conversa informal em torno da sua obra e linguagem. No dia 9 de Maio, pelas 18h00, no Cinema São Jorge, o cineasta juntar-se-á a Luís Mendonça, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para uma conversa aberta em torno dos eixos fundamentais da sua obra. Do punk rock ao activismo político, de Nova Iorque à fotografia, vários serão os temas em debate aberto nesta sessão especial das Talks. Também Paul Vecchiali se sentará a uma mesa para, em conjunto com Maria João Madeira (Cinemateca Portuguesa) e Matthieu Orléan (Cinemateca Francesa), debater o impacto e percurso da sua já longa carreira. A ter lugar a 11 Maio, pelas 18h30, na Cinemateca Portuguesa, o encontro olhará a linguagem provocadora, experimental e autobiográfica do francês.

A programação paralela do festival contará ainda com uma palestra em torno do papel do cinema na gestação de mudanças políticas. Sob o tema O Cinema como ferramenta política, Tiago Dias, Susana de Sousa Dias, José Filipe Costa, Ricardo Alexandre e Sofia Branco dissecarão a actualidade mundial, pensando o papel que os media e o cinema podem ter na denúncia de abusos e na construção de uma cidadania informada. Dia 5 de Maio, pelas 18h30, no Cinema São Jorge.

O Futuro da curta metragem é um debate que pretende desmontar a ideia de que a curta é uma antecâmara da longa metragem. A mesa redonda moderada por Miguel Valverde contará com os contributos de Lydia Beilby (Edinburgh International Film Festival), Maike Mia Höhne (Berlinale Shorts), Wouter Jansen (Some Shorts) e Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde). Dia 10 de Maio pelas 17h00 no Cinema São Jorge.

Partindo do extenso trabalho da dupla de criadores Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, o debate O Fotofilme – As Relações entre o Cinema e a Fotografia pensará a relação entre a imagem fotográfica e a imagem em movimento, e no fotofilme enquanto género ímpar na desconstrução das relações entre linguagem, som, música e imagem. 12 Maio, pelas 18h00 no Cinema São Jorge.

Numa vertente mais prática, dia 8 de Maio, pelas 18h30, o Cinema São Jorge recebe a Masterclass de pós-produção de imagem e mistura de som, ministrada por Marco Amaral, um dos mais importantes coloristas nacionais, Tiago Matos, montador e misturador de som de filmes como Cartas da Guerra, Cisne e 48, e Miguel Martins, que trabalhou com Miguel Gomes nos seus mais recentes projectos.