Boca do Inferno: o corpo, esse monstro

O corpo monstruoso. Ou: o corpo, esse monstro. A Boca do Inferno reabre para engolir o mundo dos nossos desejos, sonhos e pesadelos.

La californie é um filme sobre uma relação obsessiva de um homem pela sua namorada, que sonha tornar-se prima ballerina. O realizador filma-a a todas as horas do dia, usando várias formas para compor este seu diário, desde a câmara escondida, aos drones e aos selfie sticks. Mas do fascínio ao cuidado pela excessiva obsessão e abuso do corpo é um pequeno passo.

La californie passa dia 22 (sexta-feira) e dia 26 (terça-feira) de Abril no Cinema Ideal, respectivamente às 21h00 e às 19h00.

Em Brothers of the Night o corpo é uma mercadoria. Este filme do austríaco Patric Chiha vai buscar inspiração a personagens de Pasolini e Fassbinder para documentar um grupo de irmãos que ganha a vida a vender o corpo num bar de alterne. Neste documentário com cenas encenadas, Chiha filma os excessos, as bebidas, as danças e as conversas sobre o “negócio” enquanto esperam pelos clientes. Brothers of the Night passa dia 21 (quinta-feira) e dia 23 (sábado) de Abril no Cinema Ideal. As duas sessões estão marcadas para as 21h00.

Por sua vez, Evolution lida com questões da maternidade e da puberdade vistas sob a poderosa lente do conto fantástico. Nicholas, de apenas 10 anos, vive com a mãe numa ilha remota onde só habitam mulheres e pequenos rapazes como ele. Este desconfia que a mãe lhe mente e não percebe que tratamentos são esses a que os outros meninos se submetem nesse sinistro hospital virado para o mar. Nesta viagem sensorial nem tudo é o que parece. Evolution passa dia 30 de Abril (sábado) no Cinema Ideal, às 22h15. Um filme de Lucile Hadžihalilovic, colaboradora do controverso Gaspar Noé, que traz a este IndieLisboa Love, experiência 3D que põe a nu a intimidade entre um homem e uma mulher. Depois de Irreversible e Enter the Void, Noé retoma um projecto antigo, procurando no toque e na fricção dos corpos uma tridimensionalidade apenas sugerida nesses seus filmes anteriores. Love passa no dia 24 (domingo) no Cinema São Jorge, às 21h45.

Em Monstruo de Mil Cabezas o monstro é burocrático. Quando uma mulher se apercebe que a sua companhia de seguros procura esquivar-se a aprovar o tratamento do seu muito doente marido, esta tenta resolver o problema à força. Nessa luta contra a burocracia e a corrupção ­- os “monstros de mil cabeças”, ou as grandes empresas que distorcem os direitos humanos para efeitos de lucro – Sonia só carrega duas coisas: uma arma e o seu desespero. Monstruo de Mil Cabezas passa dia 26 de Abril (terça-feira) no Cinema Ideal, às 21h00 e na maratona da secção.

No muito antecipado The Witch é o corpo familiar que se desintegra – e se monstrifica. A primeira longa metragem de Robert Eggers, vencedor de prémio de melhor realizador em Sundance, aborda os ecos da repressão puritana e das caças às bruxas na Nova Inglaterra de meados do século XVII. William e Katherine vivem uma vida cristã e estável com os seus cinco rebentos. Quando o mais novo, recém nascido, desaparece, a família começa a desconjuntar-se e a descer às profundezas da histeria religiosa, da magia negra e da feitiçaria. The Witch passa dia 22 de Abril (sexta-feira) no Cinema São Jorge, às 19h00 e na maratona da secção.

The Lobster é o mais recente filme do grego Yorgos Lanthimos, cineasta corpóreo – como o atestam filmes como Canino ou Alpis – que nos leva aqui até a um futuro distópico, em que os solteiros são levados, de acordo com as leis da cidade, para o Hotel. Aí, terão de encontrar parceiro em 45 dias ou o seu destino será o Bosque, onde serão transformados em animais selvagens. Colin Farrell dá corpo a este conto sobre a solidão. The Lobster passa no dia 1 de Maio (domingo) no Cinema São Jorge, às 21h45.

Em Der Nachtmahr, Tina, uma jovem adolescente, alucina um corpo estranho após uma rave party com os amigos. Neste filme parte ET – parte Rosemary’s Baby há uma pergunta que se impõe, mesmo antes de saber de tal monstro é real ou imaginação. Que simbologia se esconde nesta nova amizade: loucura, crescimento ou imaginação? Der Nachtmahr passa no dia 21 de Abril (quinta-feira) no Cinema Ideal, às 23h00 e na maratona da secção.

E como dar corpo a uma memória que não se desprende? Por exemplo reencenando-a até ao mais ínfimo detalhe. Foi isso que fizeram Chris Strompolos e Eric Zala em Raiders of the Lost Ark: The Adaptation. Entre os 12 e os 19 anos de idade, os dois manos quase completaram este trabalho de amor. Só ficou mesmo a faltar uma cena – a de uma luta num avião – que trinta anos passados, e com a ajuda de uma angariação de fundos, conseguiram filmar. Esta é história por detrás do maior fan film já alguma vez feito. Raiders of the Lost Ark: The Adaptation passa nos dias 21 (quinta-feira) e 23 (sábado) de Abril no Cinema Ideal. As duas sessões estão marcadas para as 21h00.

Na presença de John Carpenter convoca-se o melhor da memória do cinema de terror. De entre as curtas da Boca do Inferno sobressai The Puppet Man, de Jacqueline Castel. Nele, a história de um assassino em série que persegue uma jovem mulher e os seus amigos é pessoalmente validada pela presença de vulto do pai dos slasher movies: John Carpenter. O “Príncipe das Trevas” brinda o filme de Castel com um cameo e, na banda sonora, com temas do seu recente álbum Lost Themes. Sessão Boca do Inferno Curtas dia 22 (sexta-feira) e 26 (terça-feira) de Abril no Cinema Ideal. As duas sessões estão marcadas para as 23h00.

A maratona com filmes da secção acontece já no próximo sábado, 23 de Abril, no Cinema Ideal e tem início às 23h30. A fechar, no que será uma noite pensada para os espectadores mais resistentes, estará The Witch, de Robert Eggers.