Estreia Internacional de Aqui, em Lisboa

Aqui, em Lisboa – Episódios da vida de uma cidade, realizado por Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier e produzido pela IndieLisboa, foi uma aventura que começou há mais de dois anos e que inicia agora o seu percurso além-fronteiras. O filme foi seleccionado para o Festival do Rio – no qual teve a sua estreia internacional no dia 3 de Outubro – para o Festival du Nouveau Cinéma em Montréal, no qual terá a primeira exibição no dia 11 de Outubro e também para o Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, onde integra a Competição Internacional. Uma auspiciosa estreia internacional.

Aqui, em Lisboa foi produzido por ocasião do 10.º aniversário do IndieLisboa e é o resultado do convite que o festival endereçou a quatro dos realizadores que marcaram a história do festival e que produziram alguns dos filmes mais emblemáticos do cinema independente: Denis Côté (Les États Nordiques, 2006; Carcasses, 2010; Curling, 2011; Bestiaire, 2012; Que ta joie demeure, 2014 e o já muito aguardado Boris sans Béatrice, ainda em rodagem), Dominga Sotomayor (vencedora do Grande Prémio da Cidade de Lisboa, em 2012, com De jueves a domingo), Gabriel Abrantes (Olimpia I e II, 2008; A History of Mutual Respect, 2010; Palácios de Pena, 2011, entre outros) e Marie Losier (vencedora do Grande Prémio da Cidade de Lisboa, em 2011, com The Ballad of Genesis and Lady Jaye).

São quatro visões da cidade que se juntam num percurso que atravessa diferentes géneros e linguagens – falamos da ficção, do documentário, dos universos da fábula ou da comédia absurda – todos eles conduzidos por olhares livres, arrojados. Os quatro segmentos guardam ainda um traço em comum com o nosso festival, a independência.