IndieLisboa premeia “Pinta” de Jorge Alencar

Fruto da sua parceria com o Panorama Internacional Coisa de Cinema em Salvador da Baía, o IndieLisboa atribuiu um prémio ao filme “Pinta” de Jorge Alencar.

A colaboração do IndieLisboa com o festival tem como grande objectivo a promoção do cinema brasileiro em Portugal, razão pela qual esta parceria tem como base a atribuição de um prémio a um filme brasileiro que integrará a programação oficial da próxima edição do IndieLisboa. Nuno Sena, director do IndieLisboa, integrou o júri do festival, premiando a primeira longa metragem do realizador Jorge Alencar, único filme baiano na competição nacional do festival.

“Pinta” estabelece um cruzamento entre diversas formas de arte, desde a performance ao cinema. Rodado em Salvador da Baía, em 2012, o filme adapta diversas cenas dos espetáculos e curta metragens produzidas pela Dimenti, produtora cultural e um foco muito importante para o ambiente de criação artística da cidade.

Usando uma planta de plástico na cabeça, uma mulher está prestes a suicidar-se no seu camarim, um cantor de baladas actua para um conjuno de dançarinos aquáticos perante uma piscina vazia, um rapaz com cauda de sereia fala sobre o conceito de enigma elaborado especialmente para o filme pelo antropólogo italiano Massimo Canevacci… Os episódios que constituem este filme funcionam de forma autónoma e estão ligados por uma estética e linguagem únicas que apelam ao erotismo e à descoberta da intimidade.

PINTA trailer from Matheus Rocha on Vimeo.