“Bibliografia” e “Má Raça” com estreias internacionais

Vencedor da 2.¬™ edição do Fundo de Apoio ao Cinema, Bibliografia de João Manso e Miguel Manso, fez parte das sessões especiais do IndieLisboa’13 e terá a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Turim, que irá decorrer de 22 a 30 de Novembro de 2013.

Bibliografia é um documentário que se apresenta sob a forma de uma epopeia. A expedição Kon-Tiki ‚ encabeçada pelo norueguês Thor Heyerdahl através do Oceano Pacífico, da América do Sul até à Polinésia, em 1947 ‚ inspira, vinte e dois anos depois, quatro amigos a construir uma jangada modesta que os leva a viajar pelos rios Zêzere e Tejo, partindo da foz da Ribeira da Sertã até à cidade de Lisboa. Esse Verão de 1969 foi mencionado no Diário Popular e hoje, quarenta anos depois, o filho de um dos aventureiros escreve um livro de poemas que associa à descrição dessa viagem um elenco tipicamente português da literatura de viagem dos séculos XVI e XVII.

O filme é a reprodução deste episódio, num documentário-performance que funciona como prática da poesia com direito a jangada fluvial, um recital sobre as águas e uma homenagem a outra homenagem que une gerações e evoca o espírito explorador dos Descobrimentos.

Filme com realização de João Manso e Miguel Manso; direcção de fotografia de Takashi Sugimoto e direcção de som de Nuno Morão. Com António Poppe, Maria Leite, Miguel-Manso, Natxo Checa, Tiago Sousa e Vasco Gato.

Também vencedor da 2.¬™ edição do Fundo de Apoio ao Cinema, Má Raça de André Santos e Marco Leão terá a sua estreia internacional no Festival L’AlternativaFestival de Cinema Independende de Barcelona, que terá lugar de 18 a 24 de Novembro. Depois do prémio Novo Talento Fnac no IndieLisboa’13, Má Raça volta a integrar uma secção competitiva.

Quarta curta metragem da dupla de realizadores, Má Raça mostra-nos que é preciso olhar para dentro dos olhos cansados de quem espera um dia poder comunicar. Uma mãe e uma filha partilham o espaço com um cão nervoso. Entre a culpa e o ressentimento, observa-se o vazio e a solidão que existe entre eles.

Nota: Imagem do filme Bibliografia de João Manso e Miguel Manso