CineMigrante dá carta branca a IndieLisboa

O Festival CineMigrante terá lugar na Argentina, em Buenos Aires, de 8 a 16 de Outubro de 2013 e integrará um Foco IndieLisboa.

Criado em 2010, o CineMigrante – Festival Internacional de Cinema e Formação de Direitos Humanos das Pessoas Migrantes, tem como missão promover o diálogo multicultural e a integração de culturas oriundas de diferentes espaços e territórios da Argentina, da América Latina e do mundo. Tem como prioridade a difusão de obras cinematográficas que retratem a realidade social daqueles que, por algum motivo, migraram para novos destinos.

Seguinto este conceito e a convite do festival argentino, o IndieLisboa programou três curtas metragens e uma longa metragem, cujas histórias reflectem muitos destes percursos: a história de Anajara e Allison, presos a turnos de trabalho ou confinados ao encerramento de uma cadeia em Cerro Negro de João Salaviza, o regresso a Portugal de um homem que tinha partido para França em Mupepy Munatim de Pedro Peralta, a tentativa de um retrato da história de uma família e das suas raízes ciganas em Rhoma Acans de Leonor Teles e a chegada a Lisboa de Alda e Maria, fugindo da guerra civil em Angola em Por aqui tudo bem de Pocas Pascoal.

Nota: Imagem de “Rhoma Acans” de Leonor Teles.