A décima edição do IndieLisboa trouxe 244 filmes para ver na capital tendo continuado a sua programação através das extensões nacionais e da exibição dos filmes premiados. Depois da sua passagem por Angra do Heroísmo, Coimbra, Odivelas e Castro Verde, o IndieLisboa chega em Setembro ao Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
A entrada para as sessões é gratuita e a programação terá início no dia 27 de Setembro com a exibição de um programa de Curtas Premiadas às 21h30. Serão exibidas as curtas metragens Má Raça de André Santos e Marco Leão (projecto vencedor da 2ºedição do Fundo de Apoio ao Cinema, vencedor do Prémio Novo Talento FNAC e de uma menção honrosa para o Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa), Comme des lapins (Chroniques de la poisse, chap.2) de Camille Jourdy e Osman Cerfon (vencedor de uma menção honrosa de animação na categoria do Grande Prémio para Melhor Curta Metragem), Da Vinci de Yuri Ancarani (vencedor do Grande Prémio de Curta Metragem) e Rhoma Acans de Leonor Teles (vencedor de uma menção honrosa na categoria do Prémio Árvore da Vida para Filme Português).
No dia 28, haverá dois programas de curtas metragens, às 15h30 é a vez dos mais novos irem ao cinema e ver um programa de Curtas Infantis para maiores de 3 anos e às 21h30 será apresentada uma selecção das Melhores Curtas do IndieLisboa’13.
A sessão para os mais novos, dará a conhecer muitos histórias e novos amigos: Da Rússia chega-nos O Sapo Hop, uma animação divertida sobre seres saltitantes!. A Toupeira e o Mar seriam companheiros de sonho se a praia não estivesse completamente a abarrotar! Levantar Vôo não é fácil para o pássaro Joey, mas quando encontra o amor da sua vida no topo de uma árvore, tem que tentar e ser inventivo. A Máquina de Fazer Comida da Miriam tem uma avaria e a galinha tenta arranjá-la… como sempre as coisas correm mal‚Ķ A Janela conta a história de um rapaz obcecado por histórias de cavaleiros. Corrida é a melhor hipótese de um toureiro de Madrid! As Manchas Verdes da Miriam da Miriam vão evitar que o irmão que está doente roube todas as atenções! O Passarinho e a Folha encontram-se num dia de Inverno e dançam, mas a raposa está a observá-los. A Ventoinha e o Candeeiro seriam um casal perfeito, por vontade do candeeiro, que está apaixonado. Truca! e uma amizade improvável acontece entre uma criatura estranha e um sapo cheio de estilo.
Do programa As Melhores Curtas fazem parte curtas metragens que integraram secções como o Cinema Emergente e as Competições Nacional e Internacional: Dizem que os Cães Vêem Coisas de Guto Parente (Cinema Emergente), Plutão de Jorge Jácome (Cinema Emergente e também da Competição Nacinal), A Onda Traz, O Vento Leva de Gabriel Mascaro (Cinema Emergente) e The Kiosk de Anete Melece (Competição Internacional).
A 1¬™ Mostra de Curtas de Odemira trará dois dias com uma programação muito significativa, uma oportunidade única para ver ou rever alguns dos filmes mais importantes do IndieLisboa’13.