Destaques para os últimos dias do festival

Sábado, 27 de Abril

Art Will Save the World, 21h30, no Cinema São Jorge, Sala 3, é um documentário sobre Luke Haines, que foge à apresentação do verdadeiro homem debaixo da máscara, preferindo antes dar-nos a ver a beleza dessa máscara, numa narração auto-consciente e cómica de Haines que em tudo concorda com o universo da sua música. Haines começou na música no final dos anos 80, conheceu a fama e depois desapareceu, optando por uma carreira a solo mais recôndita.

Mischa é o anti-herói em crise e está no vértice de um inusitado triângulo de desamor. É despedido da escola onde ensina e lança-se numa espiral de más decisões. A personagem interpretada por Nonny Geffen, que também realiza o filme, não perde muito tempo a pensar no que tem de fazer. Os acontecimentos sucedem-se e Mischa age conforme lhe parece melhor. Not in Tel Aviv do realizador Nony Geffen passa pelas 21:30, no Cinema City Classic Alvalade, Sala 1.

The Secret Disco Revolutions de Jamie Kastner, é um filme IndieMusic sobre o fenómeno cultural da música Disco, a mensagem por trás dos fatos brilhantes e o estilo musical como movimento de libertação dos marginalizados da sociedade americana a ver pelas 21:45, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Domingo, 28 de Abril

Como é já habitual, no último dia do festival serão exibidos os filmes premiados da décima edição do festival internacional de cinema IndieLisboa. Pelas 15:30, na Sala Manoel Oliveira no Cinema São Jorge passará o filme elegido pelo público como melhor metragem, às 18h15, no Grande Auditório da Culturgest, o vencedor do grande prémio para melhor longa metragem do festival e, por último, pelas 19:15, as curtas premiadas no Pequeno Auditório da Culturgest.

No Grande Auditório da Culturgest, às 21h30, será exibido Starlet, um filme a reter da mais recente produção norte-americana independente, com um excelente trabalho de imagem e excelentes actrizes, que conta a história de Jane, de 21 anos, que tornar-se amiga de Sadie, uma idosa solitária de 85 anos. Sean Baker, realizador de Prince of Broadway, que o IndieLisboa mostrou em 2009, volta a surpreender.

Frances Ha, de Noah Baumbach, uma divertida comédia a preto e branco, com Greta Gerwig, co-argumentista do filme, no principal papel, o de uma aspirante a dançarina apaixonada pela sua melhor amiga será exibido, pelas 18:00, na Sala Manoel Oliveira do Cinema São Jorge. Com uma fotografia deslumbrante, o filme invoca uma espécie de secretismo, como se estivéssemos a asssistir a algo de muito pessoal destas personagens. Cada plano deixa transpacer, com incrível subtileza, um amor genuíno pela cidade onde a história acontece, Nova Iorque, e por estas personagens, que têm tanto de perdidas como de inspiradas.

Em Shirley ‚ Visions of Reality, de Gustav Deutsch, 13 pinturas de Edward Hopper ganham vida num filme que conta a história de Shirley, uma mulher cujo olhar, pensamento e emoções nos conduzem ao contexto histórico norte-americano dos anos 30 aos anos 60. Um filme a não perder, às 21:30 no Cinema City Classic Alvalade, Sala 1.

Às 21:45, The Rolling Stones ‚ Charlie Is My Darling, na Sala Manoel Oliveira no Cinema São Jorge, os lendários Rolling Stones surgem num documentário dentro e fora de palco, durante a sua digressão pela Irlanda em 1965, fixando a juventude e ambição da banda nesses anos, a sua idade dourada na opinião de muitos, aqui registado pela lente do realizador Mick Gochanour e pelo produtor Robin Klein.