O projecto The Crisis of the Global Financial System de João Viana foi seleccionado para representar Portugal no Euro Connection de 2013. De entre as candidaturas recebidas, a escolha recaiu sobre este projecto arrojado que ironiza sobre a globalização e surpreende com movimentos mecânicos, como se de um jogo visionário se tratasse.
O Euro Connection é um fórum de co-produção de curtas metragens de produtores europeus, criado pelo Mercado da Curta Metragem de Clermont-Ferrand, em associação com o MEDIA Desk France e o Centre National de la Cinématographie e recebe o apoio do programa MEDIA e do PROCIREP, e promove apresentações e encontros entre produtores, instituições de financiamento de projectos e canais de televisão, com o intuito de fomentar a co-produção entre países europeus, no domínio da curta metragem.
Os projectos portugueses foram avaliados, como habitualmente, pelos representantes do Euro Connection em Portugal, os festivais IndieLisboa e Curtas Vila do Conde.
João Viana nasceu em Angola em 1966, tendo estudado cinema no Porto entre 1988 e 1994, tendo trabalhado com prestigiados realizadores de cinema como Oliveira, Biette, João César Monteiro, Werner Schroeter, entre outros. Em 2004, co-realizou o filme A Piscina, que foi seleccionado para a Competição Oficial do Festival de Cinema de Veneza. Alfama, a sua segunda curta metragem esteve em competição em cerca de 40 festivais, entre os quais, o prestigiado Festival de Clermont-Ferrand.