A sessão IndieJúnior 2º Ciclo acontece às 10h30, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Às 16h, na Sala 3, El Estudiante de Santiago Mitre tem a sua segunda exibição. Às 16h30, da secção Director’s Cut, The Three Disappearances of Soad Hosni de Rania Stephan é uma elegia arrebatada de uma época de ouro da produção de cinema no Egipto, numa das suas mais reverenciadas actrizes: Soad Hosni, que entre os anos 1960 e 90 deu corpo à mulher árabe na sua complexidade e paradoxos. A Competição Internacional Curtas 7 passa no Pequeno Auditório da Culturgest. À mesma hora, na Sala 1 do Cinema Londres, a sessão Observatório Curtas 2 reúne a ficção Music for One X-mas and Six Drummers de Johannes Stjärne Nilsson e Ola Simonsson, Animals for Animals de Tatu Pohjavirta e Mark Stahle, One Way or Another (Reflections of a Psykokiller) de Egar Pêra, Outras Cartas ou o Amor Inventado de Leonor Noivo, L’origine des langues de Nicolas Philibert e Kali, o Pequeno Vampiro de Regina Pessoa.
Destaques de Programação: 30 de Abril
Da secção IndieMusic, How to Act Bad de Dima Dubson passa às 18h45, na Sala 3 do Cinema São Jorge. Dubson seguiu o seu amigo Adam Green durante dois anos, tendo acesso a todos os aspectos da extraordinária vida, pública e privada, do multi-facetado artista. Uma exploração crua e cândida da arte, fama, acaso, drogas, amor, disfunção romântica, privacidade e honestidade. Vou Rifar Meu Coração de Ana Rieper (19h15, Sala Manoel de Oliveira, Cinema São Jorge) é um documentário sobre o imaginário romântico, sentimental e erótico brasileiro baseado nas obras dos mais importantes compositores de música popular romântica, género igualmente conhecido como brega. Nestas canções, as letras criam uma verdadeira crónica de práticas românticas.
A Competição Nacional Curtas 4 tem exibição às 19h no Grande Auditório da Culturgest. Às 19h15, The Last of England de Derek Jarman, do Foco Sessões Especiais: Parabéns Viennale ‚ Cinco Décadas em Cinco Filmes, filmado em Super 8, frequentemente com câmara à mão, combina imagens de filmes amadores da família de Jarman, um registo documental de ruína industrial e ecológica, uma interpretação apocalíptica e lírica da Inglaterra de Margaret Thatcher.
Às 19h, na Sala 1 do Cinema Londres, passa He Was a Giant With Brown Eyes de Eileen Hofer. Sabina deixa a Suíça e a mãe para ir para o Azerbaijão, onde mora o seu pai e a sua irmã. Com uma carga emocional razoável às costas, ela está a tentar equilibrar-se entre dois mundos, duas cidades, duas culturas, duas identidades. A cultura do Azerbaijão e a sua tradição rígida mudam o modo de funcionamento das coisas a que estava habituada: o que é bonito na Suíça é uma ordinarice no Azerbaijão, mas ela está disposta a ficar.
Às 21h30, The Loneliest Planet de Julia Loktev será exibido no Grande Auditório da Culturgest. Para Alex e Nica (Gael Garcia Bernal e Nani Furstenberg), apaixonados e quase a casar, tudo é brilhante, colorido e os objectos à sua volta têm uma vivacidade tão incrível que parecem brinquedos. Tudo é permitido. Eles são jovens e partem à descoberta das montanhas de Cáucaso, na Georgia. À mesma hora, De Jueves a Domingo de Dominga Sotomayor passa no Cinema Londres, Sala 1, e propõe um road-movie em família. Aquilo que poderia ser um momento íntimo de partilha a quatro é, contudo, manchado pela constatação de que será a última vez que estarão todos juntos.
A ficção Totem de Jessica Krummacher será exibida às 23h45 na Sala 2 do Cinema Londres. A Sala 1 vai mostrar, a partir da meia-noite, Voie Rapide, primeira longa metragem de Christophe Sahr, onde a paixão pelos carros e pela velocidade na estrada absorve a vida de Alex, afastando-o cada vez mais da sua companheira Rachel e da filha de ambos.