No Cinema São Jorge, a Sala Manoel de Oliveira recebe a Cerimónia de Abertura, com Dark Horse de Todd Solondz, às 21h30. Abe, o protagonista, é um homem-criança. Aos trinta e poucos anos é incapaz de fazer parte do mundo dos adultos. Ainda vive em casa dos pais, trabalha sem qualquer entusiasmo na empresa do pai e passa a maior parte do tempo no eBay à procura de brinquedos antigos. Menos ácida que as anteriores sátiras de Todd Solondz (Happiness, Life During Wartime) sobre a vida do americano médio, Dark Horse é igualmente divertida e oferece uma perspectiva diferente.
Homenageado na secção Herói Independente do IndieLisboa’09, Werner Herzog está de volta com o seu mais recente trabalho, um documentário que, através de conversas com o jovem assassino Michael Perry, dias antes da sua pena de morte, e com todos os que foram afectados pelos crimes que cometeu – os seus familiares e os familiares das vítimas ‚, nos leva a reflectir sobre o acto de matar. Into the Abyss passa no dia 26 de Abril, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest.
No Pequeno Auditório, será exibida a sessão Competição Internacional Curtas 1, às 21h45. Do escuro de uma mina em Juku vamos para claridade de um dia chato de domingo em Les Dimanches, onde tudo acontece e saber línguas deveria ser um dado adquirido. No entanto, é melhor não cair no ventre da baleia de Belly ou na paranóia crescente de Africa, tudo para acabar numa Cama de Gato, o jogo do destino de uma jovem mãe adolescente.
A sessão Director’s Cut Curtas, reflexão sobre o cinema composta também por várias curtas metragens, acontece no Cinema São Jorge, Sala 3, às 21h30, e apresenta Projet Kubrick de Olivier Jagut, Il était une fois… Orange mécanique de Antoine de Gaudemar, I’m Not the Enemy de Björn Melhus, que se apropria de diálogos de filmes de Hollywood que lidam com o legado da guerra do Vietname para os implantar nos sossegados subúrbios alemães, e Conference Notes On Film 05 de Norbert Pfaffenbichler.
Às 21h30, no Cinema Londres, Sala 1, são exibidos dois filmes do realizador Ai Weiwei: Ordos 100 e So Sorry. Ai Weiwei esteve ligado à concepção do famoso estádio Ninho de Pássaro, construído para as Olimpíadas de Pequim. Mantendo a parceria com a mesma dupla de arquitectos suíços Herzog & de Meuron, foi incumbido de conceber uma cidade no interior do deserto da Mongólia. O projecto Ordos 100 nasce assim, com o convite dirigido a 100 arquitectos de 27 países para desenhar uma vivenda com 1000 m2. So Sorry começa por mostrar um Ai Weiwei a tentar perceber as verdadeiras razões para as escolas públicas não terem resistido ao terramoto que assolou Sichuan e evolui para um confronto entre o artista plástico e as autoridades chinesas, culminando na sua muito recente prisão.
Na Sala 2 do Cinema Londres, a sessão Pulsar do Mundo Curtas 1 tem hora marcada para as 21h15 e dela fazem parte as curtas metragens Fireworks de Giacomo Abbruzzese, Jours de poussière de Jérémie Reichenbach, Woodcarver de Ehren BEARwitness Thomas, Las Vegas | Les Prés de Benjamin R. Taylor, Bradley Manning Had Secrets de Adam Butcher e From This Day to Where de Matias Rygh e Mathias Eriksen.