As secções Observatório e Cinema Emergente do IndieLisboa’12 trazem alguns títulos de realizadores consagrados e promessas do cinema.
Dentro da secção Observatório os espectadores poderão assistir a estreias nacionais de filmes como Into the Abyss do realizador Werner Herzog, onde a pronúncia alemã do realizador contrasta com o sotaque texano de Michael Perry, homicida que aguarda a sua vez no corredor da morte. A sangue-frio, Herzog entrevista Michael oito dias antes da execução da sentença. Ainda nesta secção será apresentado 4:44 Last Day on Earth de Abel Ferrara. 4:44 é a hora apocalíptica, onde o fim da existência é menos revolto do que nós imaginamos. Já Andrea Arnold adapta um clássico de Emily Bronté em linguagem moderna, com uma câmara à mão que nunca larga as suas personagens. Wuthering Heights ganhou o prémio para melhor fotografia em Veneza.
No Cinema Emergente está inscrito o filme Take Shelter de Jeff Nichols, premiado pela Semana da Crítica e pelo júri FIPRESCI em Cannes e vencedor de prémios em festivais de todo o mundo. Também nesta secção pode destacar-se Michael, o filme que estremeceu público e crítica no festival de Cannes. O primeiro filme de Markus Schleinzer é inspirado na história de Natascha Kampusch. Fala em surdina de um horror unânime, com uma linguagem que nos remete para Haneke no seu melhor.