39 curtas metragens, um pouco de todo o mundo, integram a Competição Internacional e serão avaliadas pelo Júri Internacional de Curtas Metragens. Este ano, o colectivo de jurados é formado por Maria João Madeira (programadora da Cinemateca Portuguesa), Paolo Moretti (programador que trabalhou para o Centre Pompidou, Festival de Veneza, Cinéma du Réel, entre outros) e Gabriel Spahiu (reconhecido actor da Nova Vaga Romena).
Para o IndieLisboa, a curta metragem reflecte a democratização na arte de fazer cinema, é transversal a jovens realizadores e autores consagrados, explorando uma linguagem fora de regras e artisticamente maleável. Neste espírito de democratização o IndieLisboa’12 apresentará filmes como Random Strangers, de Alexis dos Santos – uma história de amor moderna que se materializa através de uma webcam -, The Unliving ‚ um filme e zombies -, e Or Anything at All Except the Dark Pavement,- um filme mudo. Na animação, marcarão presença, entre outros, os filmes Oh Willy e The Great Rabbit (do japonês Atsushi Wada, premiado recentemente com o Urso de Prata em Berlim).
Destaque ainda para quatro curtas metragens muito aguardadas: Soul Catcher, de PV Lehtinen – uma ode à imagem -, Le Facteur Humain de Thibault le Texier ‚ imagens de arquivo de construção taylorista, Retour à Mandima, de Robert-Jan Lacombe ‚ um documentário em sequência e Polvo, de Angela Reginato, um filme testemunho dos desaparecimentos no México nos anos 70.
Há ainda 5 filmes portugueses seleccionados para a Competição Internacional de Curtas Metragens que serão revelados na conferência de imprensa, no dia 27 de Março.