Bandas e músicos de culto no IndieLisboa’10

No mesmo mês em que estreia nos cinemas norte-americanos, When You’re Strange – documentário de homenagem aos The Doors – será exibido em antestreia nacional no IndieLisboa. Narrado por Johnny Depp e realizado por Tom DiCillo, o filme mostra imagens raras da banda desde o seu início (quando Ray Manzarek e Jim Morrison se conheceram) e acompanha o seu percurso até à morte do carismático líder.

Também Leonard Cohen estará em destaque no IndieMusic, num filme-concerto sobre a sua mítica actuação no festival britânico Isle of Wight, em 1970, quando tinha 35 anos. Cohen subiu ao palco às duas da manhã, quando os ânimos estavam ao rubro, e foi dominando a multidão com a sua voz hipnótica, num momento absolutamente mágico. Leonard Cohen: Live at the Isle of Wight 1970, é realizado por Murray Lerner, consagrado autor de filmes-concerto com grandes nomes da música como Bob Dylan, Miles Davis e Jimmy Hendrix.

O DJ chileno Ricardo Villalobos é outro dos músicos em foco neste IndieMusic. Através de uma série de longas conversas e excertos das suas brilhantes actuações, o realizador alemão Romuald Karmakar dá-nos a conhecer, em Villalobos, esta figura central da música electrónica e um dos mais importantes DJs da actualidade.

All Tomorrow’s Parties conta a história do festival homónimo de música alternativa do Reino Unido que foi buscar o seu nome à música dos Velvet Underground, e que tem como principal singularidade dar a responsabilidade da escolha dos nomes em cartaz a uma banda diferente em cada edição. Utilizando material filmado pelos próprios músicos e fãs, em suportes que vão desde o Super 8 até aos telemóveis, o documentário de Jonathan Caouette (conhecido também pela realização de Tarnation) inclui actuações dos Animal Collective, Belle & Sebastian e Sonic Youth, entre muitos outros grupos incontornáveis da cena pop/rock internacional da actualidade.

Alargando os registos musicais que a secção dá a ver e a ouvir, o IndieMusic mostra também We Don’t Care About Music Anyway…, retrato das experiências de oito músicos japoneses (entre os quais Otomo Yoshihide e Sakamoto Hiromichi) que fazem parte da arrojada cena ‘avant-garde’ de Tóquio. Realizado por Gaspard Kuentz e Cédric Dupire, o título do documentário sintetiza a filosofia e método de trabalho destes criadores de material sonoro.

Também a música portuguesa e lusófona vai ter uma presença muito forte nesta secção do IndieLisboa’10, com vários documentários. Para já, está confirmada a apresentação de O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos – a terceira parte de uma trilogia que o realizador Jorge António dedica à música popular angolana. A pretexto desta estreia, o IndieLisboa vai aproveitar para mostrar também os documentários Angola – Histórias da Música Popular (de 2005) e Kuduro, Fogo no Museke (de 2008, que o festival já exibira na edição desse ano), que são, respectivamente, a primeira e a segunda parte desta trilogia.

Destaque igualmente para a apresentação de cinco filmes da série Music Box Club Docs, um conjunto de documentários produzidos pelo Music Box sobre outras tantas bandas e músicos portugueses que são um exemplo claro da vitalidade da música moderna em Portugal. Os nomes em foco são os Micro Audio Waves, X-Wife, Dealema, Terrakota e J. P. Simões. Cada um dos filmes mistura momentos das suas actuações no próprio Music Box com entrevistas com os artistas (conduzidas pelo crítico Mário Lopes).

Imagem: Nick Zinner dos Yeah Yeah Yeahs no filme All Tomorrow’s Parties