Werner Herzog – homenageado na última edição do IndieLisboa como “Herói Independente”- vai voltar ao festival com dois dos seus títulos mais recentes: Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans (com Nicolas Cage e Eva Mendes) e My son my son what have ye done? (com produção de David Lynch, e Willem Dafoe e Chloë Sevigny nos papéis principais).
Outro realizador de renome que regressa ao IndieLisboa é Johnnie To, um dos "Heróis Independentes" da edição de 2008. Desta vez, traz-nos o seu último filme The Vengeance, protagonizado pelo cantor e actor francês Johnny Halliday.
Napoli Napoli Napoli, do nova-iorquino Abel Ferrara, é outro dos filmes em cartaz na próxima edição do IndieLisboa. Mais do que um retrato de Nápoles, este documentário faz uma incursão por esta cidade italiana através do olhar de um grupo de mulheres que vivem no estabelecimento prisional de Pozzuoli.
Por último, o IndieLisboa irá contar também com o filme que arrecadou o Leão de Ouro no último Festival de Veneza: Lebanon do realizador israelita, Samuel Maoz. O filme retrata a invasão do Líbano no Verão de 1982 e fará parte da secção Cinema Emergente. O realizador estará presente em Lisboa para apresentar as sessões.
Todos estes filmes vão ter a sua primeira apresentação nacional no IndieLisboa e, à excepção de Napoli Napoli Napoli, deverão ser distribuídos comercialmente em sala após o encerramento do festival. A inclusão de títulos desta dimensão no programa só é possível devido à relação estreita que o IndieLisboa mantém com as principais distribuidoras portuguesas, colaboração essa que pretende desenvolver e cimentar de edição para edição. É o caso da ZON Lusomundo (distribuidora de The Vengeance, Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans e 9), da Prisvídeo (distribuidora de My son my son what have ye done?) e da New Lineo (distribuidora de Lebanon).
Imagem: Lebanon de Samuel Maoz