Tony Manero de novo nas salas portuguesas

A distribuidora Alambique, responsável pela exibição comercial de Il Divo de Paolo Sorrentino, volta a estrear nas salas portuguesas mais um filme apresentado no IndieLisboa. Desta feita, é Tony Manero, o segundo filme do realizador e argumentista Pablo Larraín que fez parte da secção Cinema Emergente na 6ª edição do festival.

Este é um conto de obsessão que se passa no ano de 1979 em Santiago do Chile, um país envolto no regime duro e opressivo de Augusto Pinochet. Raúl Peralta, um homem nos seus cinquentas, fantasia ser Tony Manero, o rei do disco-sound de Saturday Night Fever.

O seu sonho de estrelato e reconhecimento está prestes a concretizar-se quando a televisão estatal anuncia um concurso de sósias de Tony Manero. Entretanto, ribombam tanques nas ruas da cidade enquanto o regime de Pinochet trava activistas anti-governamentais.

Larraín mostra-nos um Tony Manero adaptado à realidade chilena, como o próprio explica na sua nota de intenções: “Com esta história quis fazer um retrato cru de uma sociedade incapaz de encarar o seu passado recente. Uma sociedade cujas mãos estão cobertas de sangue mas que tenta mostrar-se moderna e vanguardista, a dançar sob as luzes coloridas enquanto ignora o sofrimento dos outros. Um país que voltou costas a si próprio em troca de um sonho de progresso.”

Tony Manero junta-se, assim, aos títulos apresentados em primeira mão no IndieLisboa que depois são adquiridos para distribuição comercial nas salas de cinema portuguesas.

O filme estará em exibição no Cinema City Classic Alvalade, a partir de 11 de Março de 2010.