Homenagem a Nika Bohinc e Alexis Tioseco

O IndieLisboa gostaria de exprimir as suas mais profundas condolências pela morte de Nika Bohinc e de Alexis Tioseco. A equipa do festival junta-se ao enorme pesar sentido pela comunidade cinematográfica internacional de críticos, programadores e cinéfilos – de que ambos faziam parte essencial – pelas suas mortes prematuras e pelas circunstâncias trágicas da sua ocorrência em Manila no princípio desta semana.

Nika Bohinc, jornalista de cinema e programadora, acompanhou e contribuiu para o IndieLisboa praticamente desde o nascimento do festival. Os seus conselhos, sugestões, entusiasmo e amizade deixaram uma marca em vários projectos desenvolvidos no festival. Além dessa relação continuada mais informal, Nika Bohinc integrou o júri FIPRESCI do IndieLisboa em 2008 e foi convidada especialmente para o IndieLisboa’09 para apresentar algumas sessões do festival, moderar uma mesa-redonda sobre o estado da crítica e animar o blogue do festival, tendo escrito vários artigos que acompanhavam diariamente o IndieLisboa’09.

Nika Bohinc nasceu em 1979, na Eslovénia. Foi escritora e editora da Ekran, revista de cinema eslovena fundada em 1962. Dirigiu uma série de seminários para jovens argumentistas (Little School of the Gaze) em Liubliana e foi comissária do simpósio anual Ekran Autumn Film School. Foi membro do Conselho de Programação para o Festival de Cinema de Isola e para o festival Internacional de Cinema de Liubliana e Presidente da FIPRESCI Eslovénia.

Alexis Tioseco era um crítico de cinema aclamado. Escrevia para variadas publicações, incluindo os jornais filipinos, Philippine Daily Inquirer e Philippine Star. Foi também membro da FIPRESCI e participou em numerosos festivais de cinema enquanto especialista reconhecido sobre o cinema das Filipinas.