Mais de 28 mil espectadores em sala

O IndieLisboa 2017 by Allianz recebeu 28.236 espectadores em sala. Foram mostrados 296 filmes em 243 sessões, entre elas, algumas esgotadas. O festival terminou no dia 17 de Maio, com a exibição dos filmes premiados no Cinema Ideal.

Além do público que assistiu às sessões, verificou-se uma forte adesão aos workshops, ateliês, festa do Bairro IndieJúnior, LisbonTalks (seis debates sobre temas em torno do cinema), LisbonScreenings e eventos IndiebyNight, atraindo cerca de 7000 participantes, o que significa um total de mais de 35 mil pessoas ao longo de quase duas semanas.

Foram ainda transmitidos em streaming e Facebook Live diversos momentos chave do festival, como a conferência de imprensa, as cerimónias de abertura e de encerramento e as LisbonTalks, cativando o público online, num total de 17.797 visualizações. A App IndieLisboa foi descarregada por 1196 utilizadores.

É de salientar o sucesso das homenagens a Jem Cohen e a Paul Vecchiali, bem como o foco no trabalho de Katja Patschke e Gusztav Hámos. A estreia do festival no Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado foi também uma aposta ganha, com quase mil pessoas a comparecerem nas sessões de cinema ao ar livre.

O festival – que teve lugar no Cinema São Jorge, na Culturgest, no Cinemateca Portuguesa, no Cinema Ideal e no Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado – viaja agora pelo país com uma selecção de filmes integrados na programação de 2017. As primeiras extensões IndieLisboa realizam-se em Vila Nova de Famalicão (1 de Junho, na Casa das Artes de Famalicão), Vila Franca de Xira (2, 3 e 4 de Junho, no Museu do Neo-Realismo), Faro (6 de Junho, no Teatro das Figuras), entre outras a anunciar posteriormente.

O IndieLisboa é organizado pela IndieLisboa – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.