A palavra enquanto elemento base da criatividade para qualquer género artístico é uma das apostas dos filmes que, neste IndieLisboa, adaptam obras literárias para o grande ecrâ. Romances, peças de teatro e ensaios dão o mote a um conjunto de filmes imperdíveis para os amantes dos livros.
Tendo por base a peça La Place Royale de Corneille, Amor Amor (Jorge Cramez) é uma comédia de enganos que explora temas como a liberdade, as relações amorosas e a amizade, acompanhando o último dia do ano de um conjunto de amigos. Com um jogo de actores incrível – Jaime Freitas, Eduardo Frazão, Ana Moreira , Margarida Vila-Nova e Joana de Verona, a longa metragem passa na Culturgest a 7, 10 e 13 de Maio. Do universo teatral, Hermia & Helena (Matías Piñeiro) readapta para cinema as personagens femininas das comédias de Shakespeare, ao acompanhar a mudança de uma jovem encenadora de Buenos Aires para Nova Iorque, no âmbito de um projecto de tradução de Sonho de Uma Noite de Verão. Uma história sobre a distância geográfica, cultural e linguística para acompanhar na Culturgest a 3 e 13 de Maio. Nome grande da nova vaga de cinema romeno, Radu Jude conta, em Inimi cicatrizate, a história de amor entre dois pacientes de um sanatório do Mar Negro. Uma carta de amor à obra homónima de Max Blecher que mereceu o Prémio do Júri no Festival de Locarno. Em exibição a 4 e 14 de Maio no Cinema São Jorge. Explorando um universo mais extremo, I Am Not a Serial Killer parte do romance de Dan Wells para construir um universo sobrenatural que mistura géneros e alivia o grafismo do gore com o humor seco anglo-irlandês. Com a participação de Christopher Lloyd (Regresso ao Futuro) e Laura Fraser (Breaking Bad), o filme acompanha a história de um jovem com tendências homicidas. Passa nos Cinema São Jorge a 4 de Maio.
Com trabalho centrado na construção de relações entre a fotografia e o cinema, a dupla Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, em foco na secção Silvestre, trazem três obras que reinterpretam obras literárias: Transposed Bodies, uma história sobre o amor partilhado de dois grandes amigos que perdem a cabeça num desafortunado acidente, que parte da obra de Thomas Mann; Fiasco – Fragments Taken From the Novel by Imre Kertész, filme inspirado no romance homónimo de Imre Kertész (Nobel da Literatura) sobre a história de vida de um escritor judeu-húngaro e a continuidade da opressão no pós segunda guerra mundial; Cities (Potential Spaces), uma ficção sobre cidades futuras e imaginadas que reactualiza a obra ímpar de Italo Calvino.