IndieLisboa abre com filme de Teresa Villaverde e encerra com Raoul Peck

Colo, de Teresa Villaverde, é o filme de abertura do 14.º IndieLisboa e será exibido no dia 3 de Maio no Cinema São Jorge. Colo teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim. I Am Not Your Negro, o documentário de Raoul Peck com James Baldwin, é a sessão de encerramento do festival, a 14 de Maio no Grande Auditório da Culturgest.

Colo é uma reflexão muito actual, e quase serena, sobre o nosso caminho comum como sociedades europeias de hoje, sobre o nosso isolamento, a nossa perplexidade perante as dificuldades que nos vão surgindo, sobre a nossa vida nas cidades e dentro das nossas famílias. É um filme em tensão crescente que nunca chega a explodir.

O ambicioso projecto de James Baldwin, Remember This House, poderia ter sido um dos grandes livros sobre a história negra dos Estados Unidos da América. O documento, que serviria para contar a história de Medgar Evers, Malcolm X and Martin Luther King Jr., nunca saiu da gaveta do autor, que acabaria por falecer com apenas 30 páginas escritas. Com I Am Not Your Negro, Raoul Peck parte desta história para fazer uma radiografia sobre a lutas pelos direitos civis nos EUA, problematizando as questões de raça em Hollywood e na sociedade americana dos últimos 30 anos. Com narração de Samuel L. Jackson, o documentário usa as palavras originais de Baldwin e material de arquivo inédito. O filme é apresentado em ante-estreia e terá depois estreia comercial a 18 de Maio pela distribuidora Midas Filmes.

A programação completa do festival é anunciada no dia 4 de Abril. O IndieLisboa decorre de 3 a 14 de Maio. Bilhetes à venda a partir de 19 de Abril.