Os primeiros filmes de Paul Verhoeven passam, pela primeira vez em Portugal, no dia 30 de Abril (sábado), às 15h30, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. O trabalho de juventude de Paul Verhoeven é reunido nesta sessão, com 5 curtas metragens todas anteriores à primeira longa do realizador holandês.
Estes filmes centram-se maioritariamente na juventude holandesa da época e com inspiração na vida escolar do próprio Verhoeven, mas revelam já alguns dos temas recorrentes na sua obra futura, por exemplo: a dominação do homem pela mulher e o fascínio pelas máquinas e mecanismos da guerra.
Eén hagedis teveel, o primeiro filme de Verhoeven, foi realizado quando tinha 22 anos e revela algumas das suas mais importantes referências cinéfilas: Hitchcock, Buñuel e Bergman, por exemplo. Revela também um motivo que será recorrente nos seus filmes: o homem que é apanhado e dominado pelas mulheres.
Niets bijzonders é um filme sobre a natureza das relações entre homens e mulheres, Niets bijzonders foi improvisado à maneira da Nouvelle Vague: inspirado por uma citação de William Faulkner “os filmes têm uma atmosfera de jazz”.
Feest! conta a história de um aluno de liceu muito tímido apaixona-se por uma rapariga de outra turma, mas sente dificuldades em aproximar-se dela. Quando decide avançar e a convida para o baile da escola, o resultado não será o mais esperado. Verhoeven rodou este pequeno filme com actores amadores no liceu que frequentou quando era pequeno.
Het korps Mariniers foi realizado enquanto Verhoeven cumpriu o serviço militar na marinha. Trata-se de um filme de propaganda militar sobre os exercícios, de mergulho, rapel, assalto, etc., levados a cabo pelo Corpo de Fuzileiros Navais. Aqui está contida em semente o fascínio de Verhoeven por “máquinas de guerra”, que se irá desenvolver ao longo da sua obra.
De worstelaar foi feito quando já tinha alguns anos de experiência na televisão holandesa. Andries tem um caso com Nel, a mulher do lutador Leo. O pai segue-o secretamente quando este se encontra com a amante. Receando que o marido descubra, o pai vai tentar convencer o filho a terminar a relação. Andries diz ao pai que não só não tem medo de Leo como o pode vencer.