No IndieJúnior convidamos os nossos espectadores a descobrirem a magia do cinema. Mesmo para lá dos filmes. Actividades variadas vão envolver, como um embrulho, cada sessão de curtas. Exemplo maior desta vida irrequieta que salta dos filmes é o nosso Bairro IndieJúnior. Zás-pás-catrapás! O Jardim da Culturgest transforma-se na morada principal das nossas actividades. Desde logo, será aí que, no dia 24 de Abril (domingo), às 16h00, deixamos os pequenos visitantes explorarem este espaço repleto de actividades lúdicas e educativas. Oficinas de ilustração, construção de fantoches, livros digitais, projecções consecutivas, pinturas surrealistas e muito mais. Para terminar em grande, a convidada especial é Lena d’Água, numa actuação dedicada aos melhores mini-espectadores do mundo.
Na sala 2 da Culturgest (dias 23, às 14h30-16h00, e 24, às 16h00-17h00) e no Jardim da Culturgest (dia 24, às 14h30-16h00) têm lugar as actividades do oficina Anima-te a ti mesmo!… e à tua família. Vamos deitar-nos numa manta, relaxar e inventar actores animados. A nossa história é como um sonhar acordado que parte da imaginação para se lançar numa aventura a duas dimensões. Em família somos uma equipa de rodagem cheia de pinta, ideias e com muitas estrelas.
Nos dias 22 , 27 e 29 (09h30-10h30) e nos dias 26 e 29 de Abril (15h30-16h30), decorrem na sala 2 da Culturgest as actividades do oficina O Nosso Filme é como um Grão. Com pontos, riscos, manchas e movimento vamos fazer filmes onde os pixéis das imagens são pintados por grãos de areia. A areia está viva: arrastar, afastar,aproximar, cobrir, revelar e compor são algumas fases destes filmes – só possíveis de fazer, com muita animação.
No dia 24 de Abril (16h00), o Museu Colecção Berardo oferece uma tarde no Bairro Surrealista, no Jardim da Culturgest. Da ficção à vida real vivemos diferentes filmes compostos por muitos frames / momentos / imagens que constroem memórias e narrativas. Recorrendo a uma técnica usada pelos artistas surrealistas vamos pensar num storyboard como um cadavre exquis. Lançamos o desafio com personagens, locais e acções de um bairro. Cada participante, ao acaso, selecciona uma das “chaves” e através de desenho, pintura e colagem cria o seu frame para o filme que retratará a vida de bairro, numa perspectiva surreal.
No mesmo dia, à mesma hora (24 de Abril, às 16h00), no Jardim da Culturgest, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) alegra os visitantes com fantoches de animais e plantas construídos a partir de materiais recolhidos no Jardim Botânico de Lisboa. Personagens para histórias de encantar, espantar e ensinar!
Os livros dão cócegas à imaginação na Biblioteca Indie. Dia 24 de Abril (16h00), no Jardim da Culturgest e no dia 1 de Maio (11h00) no Cinema Ideal montamos a nossa biblioteca. Ela é como uma mala que anda a vaguear por todo lado, carregada de livros e imagens. É uma biblioteca com pernas para andar dedicada exclusivamente às crianças e ao universo cinematográfico indie. Junto dela podes ler histórias engraçadas, participar em oficinas de ilustração e criar a tua própria história gráfica. Esta actividade é promovida pelas BLX no âmbito do projeto Ler em Todo Lado e do Festival Indie Júnior com o objetivo de promover a coleção infantil das Bibliotecas de Lisboa.