Despedimo-nos de Claire Simon

O regresso da secção Herói Independente foi, indiscutivelmente, uma das melhores notícias que a 11.¬™ edição trouxe ao IndieLisboa.

No entanto, a retrospectiva dedicada à obra de Claire Simon chega ao fim, esta Sexta-feira. Sinon, Oui conta-nos a história de Magali, que para convencer o marido a ficar com ela, simula uma gravidez que lhe dê a visibilidade que julga faltar-lhe. A ideia surge por acaso, quando alguém lhe pergunta se está grávida e na resposta ela resolve alimentar a dúvida. À medida que as pessoas à sua volta vão sabendo da gravidez e se vão disponibilizando em torno dela, o que começou como uma resposta adiada toma uma dimensão real que engrandece Magali e a impede de frustrar o seu protagonismo e as expectativas dos outros. A cada dia que passa a ficção toma conta da realidade e nada parece fazer parar uma Magali de esperanças. Mas o tempo da gravidez não basta ser cumprido, tem de chegar a um termo.

A primeira longa metragem de ficção de Claire Simon é exibida Sexta-feira, 2 de Maio, às 18:45 na Sala 3 do Cinema São Jorge.

Mimi Chiola é a romanesca protagonista deste singular filme documental de Claire Simon, que a filma em Nice, com canções italianas em fundo. Mimi é fruto de um encontro entre as duas, registando o gosto de contar histórias de Mimi, que percorre as ruas de Nice com a realizadora: uma filma e a outra fala, refere a sinopse. Para Claire Simon, a banalidade contém a ficção e é com a ficção por referente que tem trabalhado os seus filmes documentais: Sempre disse que Coûte que Coûte estava ligado aos filmes negros americanos, que Récréations era Shakespeare para mim. Mimi está ligado a Perec e 800 Km de Différence, a Eustache e Renoir. [‚Ķ] A diferença entre mim e os etnólogos é que eu, quando filmo, penso em Hitchcock, Scorsese ou Godard.

O documentário de 2002 é exibido Sexta-feira, 2 de Maio, às 21:30 na Cinemateca Portuguesa, onde também terá lugar a entrega do troféu à realizadora.

Um ponto final que não significa um fim, mas sim o início de um novo parágrafo.