Fundo de Apoio ao Cinema associa-se a plataforma de crowdfunding

O número de candidaturas da 3.ª edição do Fundo de Apoio ao Cinema superou o número da edição anterior. Este ano foram validadas 58 candidaturas. Números que se destacam da anterior edição, na qual foram validados 46 projectos para concurso. A origem dos projectos é maioritariamente portuguesa, havendo 4 oriundos do Brasil e 1 de Angola.

Em Portugal há cada vez mais cineastas emergentes que apesar dos constrangimentos financeiros continuam a filmar e a contribuir para o crescimento do cinema nacional. Com os cortes sucessivos do Governo Português, o Fundo de Apoio ao Cinema adquiriu um papel fundamental no apoio e reconhecimento destes cineastas.

O aumento do número de candidaturas registadas é a razão pela qual pretendemos reforçar os prémios garantidos pela Zero em Comportamento em conjunto com outros parceiros. Deste modo, o Fundo de Apoio ao Cinema associou-se à Zarpante, uma plataforma de crowdfunding cuja missão é democratizar o mecenato para o património cultural e para as comunidades da língua portuguesa.

Pretendemos reunir um total de cinco mil euros, valor este que nos permitirá aumentar o potencial da nossa capacidade de apoio tão necessária para a concretização dos 58 submetidos. A data de anúncio dos vencedores prevista para Novembro será adiada para data a anunciar, devido a esta recente associação à plataforma Zarpante.

Através da vossa ajuda estarão a reconhecer o talento de uma nova geração de realizadores que começam agora a ganhar um destaque não só nacional como também internacional.

A vossa contribuição, mesmo que simbólica, será fundamental e para nós inestimável.

Para apoiar o Fundo de Apoio ao Cinema acedam a zarpante.com.

VEJA O VIDEO

PROJECTOS APOIADOS
1.ª edição • Palácios de Pena de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
2.ª edição • Má Raça de André Santos e Marco Leão, Revolução Industrial de Tiago Hespanha e Frederico Lobo, Bibliografia de Miguel Manso e João Manso e Terra de Pedro Lino